Ricardo Marajó / SMCS

De tanto serem chamados de curitibinhas pelo prefeito Rafael Greca, alguns estudantes da rede municipal de ensino resolveram assumir a identidade do personagem. Foi o que aconteceu com os 329 meninos e meninas das seis escolas da Prefeitura na Regional Cajuru, que compareceram à Rua da Cidadania, nesta sexta-feira (1º/4), para encerrar a programação de aniversário da cidade.

As crianças lotaram o ginásio do local caracterizadas como o menino apaixonado pela cidade que nasceu nas páginas da coleção de livros didáticos Lições Curitibanas e ganhou vida pela arte do ator Douglas Peres, animador dos eventos da Prefeitura destinados ao público infantil. A coleção foi uma das inovações trazidas para a Educação na primeira gestão de Greca (1993-1996), que gostou da surpresa.

“Quantos piás e gurias bonitos aqui e de cabelo verde. Vocês são muito especiais, a cidade é de vocês e é para vocês e são vocês que vão cuidar dela a partir do Cajuru, uma palavra quer dizer boca do mato, onde começa a serra e onde os índios moravam”, disse o prefeito, que ganhou de presente uma maquete do Teatro Paiol.

O trabalho foi entregue pelos alunos Gabrielle Piassa, da escola Rachel Mader Gonçalves, e André Barreto Magalhães, da escola Marumbi, em nome dos estudantes das escolas da Regional.

329 Curitibinhas surpreendem

O ator que dá vida ao Curitibinha nos palcos das atividades da Prefeitura para crianças também se surpreendeu. “Eu não tô acreditando. Nem sei o que falar”, disse ao entrar no ginásio e se deparar com centenas de clones seus.

A ideia de vestir as crianças como o personagem partiu da chefe do Núcleo Regional da Educação Cajuru, Marta Regina Cambrussi de Lima, e contou com a adesão das equipes pedagógicas de todas as escolas envolvidas na atividade, que capricharam na caracterização da criançada. 

“O Curitibinha é legal porque traz alegria, brincadeiras divertidas e gosta das coisas que as crianças gostam. Por isso a gente está assim, que nem ele”, disse Maria Alice Slongo, do 5º ano da Escola Municipal Marumbi, uma das seis unidades de ensino representadas no evento.

Acompanhados de suas professoras, também estavam presentes alunos das escolas Professora Maria de Lourdes Lamas Pegoraro, Dona Lula, Doutor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, João Macedo Filho e Rachel Mader Gonçalves.

Eles representaram os 18,3 mil alunos da rede municipal de ensino na Regional Cajuru, que é formada por 27 centros de educação infantil (CMEIs), 21 escolas de Ensino Fundamental e um centro de Educação Especial. No mês de março, quando se comemora o aniversário da cidade, eles colocaram a criatividade para funcionar e fizeram desenhos, esculturas de papelão e maquetes. Parte dos trabalhos estava exposta no ginásio da Rua da Cidadania, enfeitado com balões nas cores da cidade (verde, vermelho e branco).

Saudando a Família Folhas

Segurando bandeirinhas, nas cadeiras ou no palco, os estudantes brincaram com o Curitibinha e cantaram Parabéns para Curitiba. Depois, assistiram à encenação do Auto de Fundação de Curitiba, um espetáculo teatral de 15 minutos em que 13 atores, caracterizados de colonizadores e índios, misturaram história e lendas para contar sobre o nascimento de Curitiba. Também foram apresentados à família que marcou a vida das crianças de Curitiba na década de 90: a Família Folhas.

Mais de 30 anos depois de seu lançamento, a Família Folhas acaba de voltar à cena para reforçar a importância da separação do lixo edo respeito à natureza para a proteção da saúde das pessoas e do meio ambiente.

A atividade, que também contou com a animação da Banda Lyra, terminou com o Hino de Curitiba e a distribuição de pedaços do bolo de aniversário. O prefeito Rafael Greca ajudou a distribuir o doce.

Também participaram a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; a representante da Unibrasil, Ana Roseli Pedroso; o administrador regional do Cajuru, Narciso Doro Filho; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; e os vereadores Serginho do Posto, Nori Seto, João da 5 Irmãos, Tico Kuzma e Márcio Barros.