Carlos Poly/SMCS

A partir da próxima quinta-feira (02), uma viatura do Departamento de Trânsito de Araucária começará a circular pelas ruas da cidade equipada com as câmeras que realizarão a leitura das placas dos carros estacionados nas áreas do estacionamento rotativo gratuito. Diferente do antigo sistema, o motorista poderá ficar na vaga por até 1 hora gratuitamente. O respeito ao período de até 1 hora de permanência no mesmo local é importante para evitar a lavratura de auto de infração. O rotativo visa melhorar a rotatividade em 36 trechos da área central de Araucária. Desta forma, não será mais possível que um veículo ocupe a vaga durante o dia todo.

O veículo conta com quatro câmeras externas para fazer a leitura das placas de veículo. A leitura ocorre com a viatura em movimento e é possível mesmo quando a placa do veículo estiver quase escondida entre veículos muito próximos. Os agentes de trânsito que ocupam a viatura já poderão validar os casos de irregularidade detectados pelo sistema para que as notificações dos condutores sejam realizadas. Com esse sistema de leitura de placas também é possível que a equipe de Trânsito receba alerta de veículos com documentos atrasados ou até veículos roubados.

Importante – As vagas específicas para motos não estão inseridas no estacionamento rotativo. Logo, podem permanecer por tempo maior e não há obrigação de trocar de vaga ou risco de ser notificado por ultrapassar o tempo limite, como ocorre com os carros. Motos em vaga de carro podem ser autuadas; não pelo rotativo, mas pelo estacionamento irregular.

Já as vagas exclusivas para pessoas com necessidades (PNE) precisam respeitar o tempo limite de 1 hora do estacionamento rotativo, sob pena de autuação em caso de descumprimento. É sempre importante lembrar que para utilizar vagas exclusivas é preciso ter a credencial fornecida pelo Departamento de Trânsito. Esta credencial pode ser utilizada (visível no painel) em qualquer veículo em que a pessoa idosa ou com necessidade especial estiver (independente se é condutor ou passageiro).

O estacionamento rotativo gratuito vale no período de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 e aos sábados das 9h às 13 horas nas vias com a sinalização (placas específicas) nos trechos em que há sinalização do rotativo. Prestes a completar o período de uma hora na vaga, o condutor terá que se dirigir a uma vaga de outra quadra para garantir mais uma hora de estacionamento gratuito. Caso seja flagrado pelo sistema de câmeras na vaga por período superior a 1 hora, o condutor poderá ser autuado. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a multa por estar em desacordo com o estacionamento regulamentado é considerada grave (5 pontos na carteira de habilitação) e passível de multa de R$ 195,23. Os condutores poderão consultar se o veículo foi autuado por descumprimento no estacionamento rotativo via site da Prefeitura (link “Estacionamento Rotativo”) que estará disponível na barra superior da página.

Autorização – Como já ocorria anteriormente, nos casos em há necessidade de permanência na vaga por mais tempo (como veículo de concretagem, carga e descarga e caçamba) o morador/responsável deve solicitar autorização prévia do Departamento de Trânsito. Basta comparecer ao Espaço Cidadão (que fica na entrada do Paço Municipal – rua Pedro Druszcz, nº 111, Centro), das 8h às 12h e das 13h às 16h (segunda a sexta-feira) e fornecer os dados do(s) veículo(s) que poderão ter autorização de permanência na vaga. Mais informações: (41)3614-1500.