Franklin de Freitas

Um vídeo feito neste domingo (09 de dezembro) pelo repórter fotográfico Franklin de Freitas, do Bem Paraná, mostra o cenário de destruição na invasão 29 de Março (confira abaixo). Localizada na Vila Corbélia, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a ocupação foi incendiada na última sexta-feira (7) durante uma ação criminosa e cerca de 100 casas foram completamente destruídas no incêndio, bem como os pertences das pessoas, que já vivem em condições precárias e agora perderam o pouco que haviam conquistado. Ao todo, foram cerca de 500 pessoas afetadas diretamente, sendo que 80 estão desalojadas.

Segundo moradores, o fogo teria sido provocado por policiais militares que queriam vingar a morte do soldado Erick Norio, do 23º Batalhão, morto na região no começo da madrugada – ele estava há cinco anos na PM e deixou esposa e um filho de 4 anos. Eles afirmam ainda que os oficiais permaneceram a maior parte no dia da invasão e acusaram agressões contra mulheres e idosos na tentativa de fazer com que o assassino do policial fosse revelado – mais tarde, ele acabou se entregando à polícia. 

A Polícia Militar, por sua vez, nega participação na ocorrência, alegando ter evidência da participação do crime organizado na morte do policial e no incêndio. Segundo a corporação, o ataque contra a invasão seria uma tentativa de intimidar os moradores a colaborarem com as investigações sobre a morte do soldado Norio. Além disso, a PM também argumenta que todas as ações da operação policial na sexta-feira ocorreram dentro da legalidade.

INVESTIGAÇÃO

De acordo com a Polícia Civil, dois inquéritos já foram abertos: um para apurar o incêndio na Vila Corbélia e outro para investigar a morte do policial militar. Em nota encaminhada ao Bem Paraná, a polícia investigativa apontou que a "Secretaria de Segurança Publica determinou à Polícia Civil a apuração rigorosa das causas do incêndio na Vila Corbelia, no CIC". Um inquérito policial será instaurado pela Delegacia de Explosivos Armas e Munições (Deam) para apurar o caso. Uma equipe já foi designada para atender o local e o Instituto de Criminalística foi acionado também para exames periciais. 

Já com relação ao suspeito do homicídio contra o policial militar que se apresentou à Polícia Civil, ele será ouvido pela Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), já que não pode ficar preso pois não havia mandado de prisão em seu nome no sistema da Polícia Civil do Paraná.

DOAÇÕES

Local em que estão sendo recebidas as doações para comunidade incendiada. Foto: Franklin de Freitas

As famílias que perderam as suas casas no incêndio na Vila Corbélia, ocorrido na noite da última sexta-feira, 7, precisam de doações. Quem quiser ajudar, pode doar roupas, sapatos, itens de higiene pessoal, móveis, colchões, cobertores e materiais de construção. As doações podem ser entregues na própria ocupação, na Estrada Velha do Barigui, na Banca da Bia, durante todo o dia.

Neste domingo , 9, as equipes da Prefeitura de Curitiba permanecem mobilizadas no plano de contingência da Regional da CIC, após um incêndio de grandes proporções, na noite de sexta-feira, 7, atingir moradias nas áreas de ocupação Vila Nova Primavera e 29 de Março, que ficam próximas às Moradias Corbélia. 

“Instalamos um gabinete de gestão de crise na Regional”, informou o prefeito Rafael Greca. "Todas as equipes estão de prontidão para fazer os encaminhamentos que forem necessários para atender os moradores que foram atingidos.”

Coordenados pela Regional da CIC, os trabalhos envolvem Defesa Civil, Guarda Municipal, Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde. A estimativa da Defesa Civil é que cerca de 100 casas tenham sido atingidas pelo fogo. 

Ao todo, até o momento, as equipes da FAS e Defesa Civil registraram 134 atendimentos, desde o incêndio. Durante a madrugada de sexta para sábado, cerca de 80 pessoas, que tiveram suas casas atingidas pelo fogo, foram atendidas pela Prefeitura na Escola Municipal Doutor Hamilton Calderari Leal. Elas receberam colchão, cobertores e alimentos.  Cerca de 15 pessoas pernoitaram na escola no primeiro dia. As demais preferiram ir para a casa de parentes e amigos. 

Na segunda noite, o abrigo foi transferido para a ONG Anjos, que recebeu 18 desabrigados. Nesta segunda-feira, 10, haverá aula na Escola Municipal Doutor Hamilton Calderari Leal e as equipes estarão preparadas para acolher as crianças. 

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Corbélia, aberto durante todo o final de semana, também está realizando atendimento à população, provendo as demandas emergenciais e também dimensionando as necessidades da população local. Neste domingo, até às 12 horas, haviam sido registrados 54 atendimentos. 

Ao todo foram distribuídos 34 cestas básicas, 48 cobertores, 32 colchões, roupas para 75 famílias, 34 kits de higiene, lonas, fraldas e leite.