Divulgação/SMCS

A TV Escola Curitiba – disponível na TV aberta e em canal próprio no YouTube – está há 67 dias no ar com mais de 82 mil inscritos e 9,8 milhões de visualizações. A nova ferramenta, produzida especialmente para este momento de isolamento social, tem como objetivo levar para 140 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino os conteúdos do currículo, os mesmos que eles acompanhariam na sala de aula.

As aulas presenciais na rede municipal de ensino estão suspensas pelo menos até agosto, devido à pandemia do novo coronavírus.

Estão disponíveis na TV Escola Curitiba propostas da educação infantil e videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, práticas da educação integral, literatura, direitos humanos e família, programa Linhas do Conhecimento, Curitibinhas Poliglotas, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para acessar, é só ligar a TV no canal 9.2 UHF da TV Paraná Turismo, 4.2 da Rede Massa em Curitiba, das 8h às 21h, ou assistir diretamente pelo computador, tablet ou celular, no
YouTube.

No YouTube, as aulas estão catalogadas por componente curricular (playlists de matemática ou história, por exemplo). Basta acessar o canal e assistir à aula referente ao ano no qual o estudante está matriculado.

Além dos estudantes, professores da rede acompanham as videoaulas e desenvolvem materiais pedagógicos complementares, que são retirados a cada 15 dias diretamente nas unidades.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, avalia que o aproveitamento tem sido muito bom, pois as crianças têm feito as atividades complementares, que são devolvidas aos professores responsáveis pelas turmas.

“Fizemos uma pesquisa interna recentemente para entender como estava funcionando esse modelo na prática, pois é algo novo para todos, e constatamos que apenas 6% das famílias têm alguma resistência à videoaula. Alguns por questões religiosas ou outros motivos não têm o aparelho de TV em casa, mas no geral tem sido um êxito”, analisa a secretária.

“Quem não tem TV recebe o material impresso preparado pelos professores, então não fica sem o conteúdo. E naturalmente terão todo apoio no retorno das aulas presenciais, quando isso for possível”, completa Maria Sílvia.

Inclusão
Todos os sábados, também das 8h às 21h, estudantes em inclusão têm acesso a conteúdos com adaptação metodológica na TV Escola Curitiba. O mesmo material, produzido pela equipe do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) da Secretaria Municipal da Educação, fica disponível no canal do YouTube.

Todo o conteúdo produzido faz parte do currículo da rede municipal de ensino de Curitiba e é ministrado por professores da rede.

A diretora do DIAEE, Gislaine Coimbra Budel, explica que as adaptações são feitas com base nas videoaulas da semana, para que atendam às necessidades dos estudantes que têm maior dificuldade de acompanhar e realizar as atividades que são propostas durante aquela semana.