Divulgação

A Vigilância Sanitária de Maringá, no Noroeste do Paraná,  notificou o hospital Bom Samaritano de Maringá por ter realizado uma cirurgia estética no sábado (27). O procedimento é uma cirurgia eletiva, ou seja, não emergencial, e está proibido pelo decreto lançado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 26. De acordo com o decreto municipal 585/2021, a notificação pode se transformar em multa no valor de R$10 mil, a ser aplicada às pessoas jurídicas que descumprirem as medidas de enfrentamento.

O objetivo da proibição da realização de cirurgias estéticas é proporcionar que profissionais da saúde possam se dedicar aos pacientes com Coronavírus e liberar leitos de enfermaria e UTIs também para atendimento destes pacientes.

O artigo 1º do Decreto 6983 diz que da zero hora de hoje, até às 5 horas do dia 8 de março de 2021, deverá ser suspenso “o funcionamento de serviços e atividades não essenciais em todo território, como medida de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19”.

A medida é necessária, visto que o sistema de saúde de todo o estado está sobrecarregado com pacientes de Covid-19.