Reprodução

Em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) foi interditada cautelarmente pela Vigilância Sanitária na quinta-feira, 30 de junho, após inspeção realizada pelo Ministério Público do Paraná, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça da comarca. Trata-se da segunda casa da mesma proprietária a ser interditada na cidade – outra unidade já havia sido fechada no dia 27 de junho, também a partir de iniciativa do MPPR.

Os dois locais foram vistoriados pela Promotoria de Justiça e por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Vigilância Sanitária para instrução de inquérito civil que já havia sido instaurado pelo Ministério Público para investigar notícias de irregularidades. Foi constatada em ambas as casas a ausência de licença sanitária válida, além da existência de alimentos vencidos.

Uma das casas abrigava 6 idosos, e a outra, 11. Com a interdição, as famílias dos idosos foram contatadas para buscarem a reacomodação deles.