Dia 27 de fevereiro de 1983. Com gols de Capitão e Washington, o Atlético-PR venceu o Grêmio por 2 a 1 no Estádio Olímpico, pela Primeira fase do Campeonato Brasileiro. Desde então, gaúchos e paranaenses se encontraram 14 vezes com mando de campo para os gremistas. Foram 10 vitórias e quatro empates para o Imortal Tricolor.

Nesta quarta-feira (2), o Atlético-PR encara novamente seu algoz gaúcho. Uma vitória pode colocar o Furacão na vice-liderança do campeonato. A derrota, contudo, pode representar a reaproximação de outras equipes na luta pelo G4. Para conseguir quebrar o tabu de 30 anos, o rubro-negro paranaense, dono da segunda melhor campanha como visitante, pode buscar umainspiraçãono arquirrival, o Coritiba.

No dia oito de agosto, o time do Alto da Glória encarou o Grêmio na Arena do Grêmio. Com gol de Deivid, a equipe, então comandada por Marquinhos Santos, conquistou a vitória pelo placar mínimo. Era o fim de um jejum de 17 anos sem vencer os gaúchos fora de casa. Na ocasião, com os três pontos conquistados, o Coritiba chegou ao 3º lugar, com 23 pontos, enquanto o Grêmio ficou em 10º, com 16.

O Grêmio é dono da quinta melhor campanha como mandante. Em 12 partidas, os gaúchos conquistaram 24 pontos, um aproveitamento de 66,7%. Nas últimas vezes que jogou diante de sua torcida, contudo, o Tricolor Gaúcho tropeçou: perdeu por 1 a o para o Atlético-MG no dia 15 de setembro e empatou com o Santos em 1 a 1 três dias depois. Nas duas últimas rodadas, o time conquistou, fora de casa, um empate contra o Vitória e três pontos contra o São Paulo.

Já o Atlético-PR é o segundo melhor visitante deste brasileiro, com 18 pontos em 12 partidas (aproveitamento de 50%). Nas duas últimas rodadas, jogando em casa, a equipe venceu a Ponte Preta por 1 a 0 e perdeu para o Vitória, por 5 a 3. Antes, fez duas rodadas seguidas (21ª e 22ª) longe de sua torcida: perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 e venceu o Flamengo por 4 a 2.

Sabemos que será muito difícil, mas temos plenas condições de ganhar o jogo fora, afirma o atacante Ederson, artilheiro do Brasileiro com 15 gols. Precisamos de um resultado positivo, somar pontos novamente. Perdemos pontos em casa e temos que recuperar fora, completa.