divulgação – Ave foi encaminhada para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs)

Uma coruja-buraqueira mantida ilegalmente em cativeiro e com cortes nas asas foi apreendida na manhã de hoje pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, acompanhados da Guarda Municipal. A ação aconteceu na CIC e resultou também na apreensão de uma cadela vítima de maus-tratos. O responsável foi multado em R$ 8 mil e levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para registro de termo circunstanciado.

A Polícia Militar acionou a Rede de Proteção Animal do município após constatar o estado em que se encontravam os animais durante um atendimento a uma situação de violência doméstica no início da semana. Ambos eram mantidos em precárias condições de higiene e sem assistência veterinária.

A ave foi encaminhada para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), onde receberá cuidados de saúde. Após sua recuperação, o Instituto Água e Terra (IAT), do Governo do Estado, deve dar destino ao animal. O cachorro recebe cuidados em clínica veterinária contratada pelo município.

“A origem ilegal de animais silvestres mantidos pelas pessoas tem vínculo com a captura irresponsável diretamente na natureza. Quem adquire um animal ilegal fomenta o tráfico, que é um dos grandes responsáveis pela extinção de espécies no Brasil”, disse o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Desde que foi fundado em janeiro de 2019, fruto de uma parceria com o antigo Instituto Ambiental do Paraná, hoje IAT, o Cafs já recebeu mais de cinco mil animais silvestres. Aproximadamente 43% foram reintroduzidos em áreas naturais e os demais sobreviventes precisaram ser encaminhados para instituições mantenedoras de fauna, como o Zoológico Municipal de Curitiba.

O combate ao tráfico de animais silvestres está entre as principais missões da atual gestão do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, o que é feito com parcerias institucionais e ações ostensivas de fiscalização, além de iniciativas de Educação Ambiental, principalmente para as crianças.