Em um cenário impactado pela Covid-19, no qual dois terços dos consumidores brasileiros, de acordo com pesquisa da McKinsey, considera mais importante do que antes limitar os impactos nas mudanças climáticas, a Vivo anuncia mais uma iniciativa para tornar sua rede ainda mais limpa. A empresa passou a compensar 100% das emissões diretas de CO2, tornando-se a primeira telecom carbono neutro do país, de acordo com seu Relatório de Sustentabilidade 2019, lançado esta semana. Com a medida, a Vivo também se antecipa à meta global do grupo Telefónica de ser carbono neutro até 2030.

“A Vivo busca desempenhar um papel cada vez mais relevante e sustentável na sociedade. A descarbonização é um passo importante, que reflete nossa preocupação em minimizar o impacto da nossa operação no meio ambiente e contribuir com o esforço internacional de combate ao aquecimento global”, revela o VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto.

Parte desta conquista se deve à utilização de energia totalmente renovável, que viabilizou redução de 50% das emissões da Vivo em 2019, segundo o relatório, e também da neutralização das emissões dos 5,6 mil veículos da sua frota. Para compensar o restante das emissões diretas inerentes à sua operação, a Vivo passou a adquirir créditos de carbono, convertidos em projetos de proteção socioambiental.

O grupo Telefónica como um todo, tem liderado iniciativas e contribuído para a economia de baixo carbono, com meta de atingir zero emissões líquidas até 2030 em seus principais mercados (Brasil, Alemanha, Reino Unido e Espanha) e reduzir em 70% as emissões em suas operações de modo global. No Brasil, a meta para a redução de emissões da Vivo também está atrelada ao pool de bônus dos executivos.

Compensação de emissões

A aquisição de créditos de carbono é utilizada pela empresa para compensar as emissões diretas que não podem ser evitadas e acontece por meio de dois projetos. Um deles é o primeiro é o REDD+ Jari, que promove o manejo sustentável de recursos florestais em comunidades agroextrativistas em mais de 900 mil hectares nos estados do Pará e Amapá. Ao promover o bem-estar e a capacitação das comunidades, elas tornam-se mantenedoras da floresta amazônica e evitam as emissões provenientes do desmatamento. Outro projeto é o que contribui para a geração de energia eólica – VTRM Renewable Energy – contribuindo para uma matriz energética brasileira mais limpa.

Redução de emissões e eficiência no consumo

Desde 2018 a empresa passou a converter 100% do seu consumo de energia para fontes renováveis, seja por meio da compra de certificados de garantia de origem, de energia incentivada do mercado livre ou da geração distribuída, a partir de pequenas centrais hidrelétricas, em Minas Gerais. A empresa também busca maior eficiência no consumo de energia que impactam diretamente em sua pegada de carbono. Entre as medidas estão a modernização, automação e otimização de equipamentos, além dos desligues que eliminam duplicidades de rede. Outra iniciativa é a adaptação do sistema de climatização das centrais telefônicas para a captação do ar, com maior aproveitamento da temperatura externa. Esse conjunto de ações gerou uma economia de cerca de 7% em 2019.

A partir de 2019, os mais de 5 mil veículos da frota da operadora passaram a ser carbono neutro, por meio da compra de créditos para compensação das emissões. A empresa também implantou um sistema de agendamento para a utilização de carros compartilhados por diferentes áreas da empresa, diminuindo o total de veículos em circulação e adotou seus primeiros carros elétricos. A Vivo também já testa o uso de bicicletas elétricas para atendimentos específicos a clientes.

Vivo Sustentável

A Vivo, marca da Telefônica no Brasil, adota um modelo de negócios sustentável, com impacto positivo para a sociedade. Sua capacidade de gerar valor socioambiental está na natureza do negócio, que aproxima e leva desenvolvimento aos lugares mais remotos, conectando as pessoas no mundo digital. Ao mesmo tempo em que oferece produtos e serviços inovadores, a Vivo busca estimular o consumo responsável, reduzir o impacto das operações e pautar sua atuação em sólidas práticas de governança corporativa.

A empresa é a única operadora de telecomunicações do Brasil a compor por cinco anos consecutivos o ranking Best Emerging Market Performer Ranking, da Vigeo Eiris, que aponta as 70 companhias com atuação em mercados emergentes, selecionadas pelo bom desempenho em Sustentabilidade e Governança. A companhia também está presente pelo oitavo ano consecutivo no ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reúne as companhias com as melhores práticas de Sustentabilidade e Governança. A empresa também está entre as companhias que compõem o Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3.

Relatório de Sustentabilidade

O Relatório de Sustentabilidade é uma importante ferramenta de prestação de contas à sociedade e disponibilização a todos os stakeholders de informações relevantes relacionadas à estratégia, gestão das operações e impactos econômicos, sociais e ambientais da Vivo. Elaborado anualmente desde 2004, esse documento atende ao GRI Standards, padrão global mais adotado nesse tipo de publicação pelas empresas, e segue o framework do Relato Integrado, com foco na capacidade da empresa de gerar valor em seis tipos de capitais (financeiro, manufaturado, natural, humano, intelectual e social e de relacionamento).