Publicidade
Fim das férias

Volta às aulas: veja como ajudar os pequenos na adaptação

A Rede Municipal de Curitiba retoma o ano letivo a partir de hoje: readaptação aos horários
A Rede Municipal de Curitiba retoma o ano letivo a partir de hoje: readaptação aos horários (Foto: Franklin de Freitas)

Nas próximas semanas, escolas públicas e particulares do Paraná retomam o ano letivo. Pais e filhos estudantes, após cerca duas semanas de férias, terão que se readequar à rotina escolar. De acordo com educadores é importante que crianças e adolescentes passem por um período de readaptação, para que voltem motivados a nova etapa escolar.

A família deve conversar sobre o novo ciclo e retomar a rotina. É importante que os pais estimulem os filhos, mostrando pontos positivos do retorno como, por exemplo, rever os colegas de classe e incentivar as novas descobertas no caso de uma nova escola.

Férias acabaram, mas o lazer não
As crianças costumam sentir um pouco de ansiedade e em alguns casos angústia com a ideia de retornarem às aulas. Quando a criança enxerga a escola apenas como um local monótono e tedioso, retomar a rotina escolar pode ser um período complicado para a família inteira.
É importante o aluno compreender que a diversão não termina com o término das férias, mas é possível conciliar as responsabilidades escolares com o lazer. Também é fundamental que a instituição de ensino possua um programa pedagógico capaz de estimular o interesse com as atividades educativas.

DICAS PARA RETOMAR A ROTINA ESCOLAR:

  • Volte a fazer as refeições nos horários habituais. Durante as férias, é normal que algumas refeições sejam puladas ou feitas fora do horário. Por isso, retome a rotina alimentar.
  • Combine horários para dormir e para acordar. É importante que as crianças e adolescentes tenham uma boa noite de sono, para que o rendimento escolar não caia e assim já se acostumem aos novos horários.
  • Uma semana antes da volta às aulas, organize o material escolar e prepare o uniforme. É o momento para começar a se familiarizar com o que será vivenciado ao longo do ano. É interessante que os pais permitam que os filhos os ajudem a arrumar a mochila.
  • Se o seu filho costuma ir e voltar para a escola sozinho, o oriente a andar sempre em grupo, e não andar sozinho em locais sem movimento.
  • Para crianças entre 2 e 3 anos de idade, é recomendado que os pais cheguem à escola com a criança no chão, não no colo, isso facilitará a despedida e o acolhimento da professora.
  • Deixe claro a importância da escola na vida da garotada para que todos se sintam mais confiantes e determinados.
  • Mostre que estudar pode ser prazeroso e divertido, para que eles tenham vontade de ir às aulas.
Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES