Daniel Castellano/SMCS

Os 100 anos da Igreja Batista no Paraná foram comemorados na noite de quinta-feira (20/6), com solene culto de ação de graças no templo da Primeira Igreja Batista de Curitiba, no Batel. Um coro de 400 vozes acompanhado por orquestra filarmônica abrilhantaram a noite, que teve sermão gratulatório celebrado pelo pastor Paschoal Piragine Júnior diante da congregação com diversos pastores do Paraná e do Brasil e numeroso público.

No culto comemorativo e de gratidão foram lembrados os pioneiros pastor Samuel Pires de Melo, patriarca negro de admirada fé, e o pastor letão Guilherme Bütler, representado no culto por sua filha, a médica curitibana Helen Bütler Muralha, com 90 anos.

Por meio do movimento Cristolândia, os batistas mantém importante trabalho de resgate social em Curitiba, desenvolvido em parceria com a Prefeitura e a Fundação de Ação Social (FAS). Essa ação conjunta foi o tema do discurso do prefeito Rafael Greca durante o evento comemorativo. Greca agradeceu a disponibilidade “para intenso voluntariado social” dos batistas e outras denominações cristãs.

O prefeito de Curitiba também exaltou os 100 anos de trajetória da Congregação Batista e ressaltou trecho do salmo de David: “Aqueles que do Altíssimo fazem o seu asilo, e em Deus buscam o seu refúgio, não temerão mal algum. Serão protegidos, em suas casas não sucederá nenhum flagelo”.