Divulgação – 60% da produção para esportação

A Volvo apresentou duas novas versões de chassis de ônibus rodoviário, a B420R+ e a B450R+, para longa distância, com os quais pretende explorar oportunidades na retomada do transporte rodoviário de passageiros, em função do avanço da vacinação no país, alem do mercado externo, para onde hoje é destinada 60% da produção da Volvo em Curitiba.

As novas versões de chassis da Volvo – que se diferenciam pela potência, de 420 cv e 450 cv – chegam ao mercado com maior pacote de inovações na comparação com as versões anteriores. A montaadora curitibana promoveu melhorias no software de controle de motor, que gerencia a velocidade dos veículos de acordo com o tipo de terreno por onde ele passa. A arquitetura eletrônica dos chassis viabiliza agora a instalação do interessante pacote de segurança ativa o SSA, que agrega aviso de colisão frontal, aviso de mudança de faixa, piloto automático adaptativo e assento vibratório, que desperta o motorista caso ele durma ao volante.

Os novos chassis também recebem caixa de câmbio I-Shift atualizada: a montadora atualizou o software do conjunto para que ele realize trocas mais rápidas e suaves. Há promessa de que a atualização promova uma redução de 5% do consumo de combustível na comparação com a versão anterior.