O lutador curitibano Wanderlei Silva, 42 anos, revelou, nesta quarta-feira (6), a chance de estar com Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), doença neurodegenerativa também conhecida como ‘demência pugilística’. Em entrevista ao canal do YouTube do site ‘PVT’, Ele relatou ter identificado diversos sintomas da doença que já acometeu diversos praticantes de esportes de combate, como Muhammad Ali, Éder Jofre e Adílson Rodrígues, o Maguila. “Estive numa palestra sobre concussão e de 10 sintomas que o cara deu, oito eu tinha. Por exemplo: alteração de humor, esquecer algumas coisas, dificuldade no sono… No nosso tempo, eu acreditava que quanto mais soco você tomava, você aguentava mais. E é ao contrário: quanto mais socos você leva, menos você aguenta na hora da luta”, disse ele, que tem mais de 50 lutas de MMA no cartel. 


Cantora

Internada há 9 meses, Vanusa luta contra depressão
A cantora Vanusa segue internada há nove meses para tratar de dependência química e depressão, em São Paulo. A informação foi dada pelo filho dela, Rafael Vannucci, ao jornal ‘Extra’. Esta é a mais longa internação dela. Vanusa fez sucesso com muitas músicas nos anos 1970, entre elas ‘Manhãs de Setembro’ e ‘Sonhos de um Palhaço’. Em maio do ano passado, a cantora foi internada pela terceira vez em uma clínica de reabilitação para tratar da depressão e da dependência química. De acordo com o filho, ela emagreceu 30 quilos e não estava conseguindo ter uma vida saudável. A internação anterior de Vanusa havia ocorrido em agosto de 2017 — na época, para combater uma depressão severa e um vício em calmantes.


Teatro

Festival de Curitiba anuncia programação
Em mais de 80 espaços, na capital e na região metropolitana, o Festival de Curitiba volta a reunir grandes nomes das artes cênicas brasileiras em uma programação com mais de 400 atrações, levando arte, cultura e diversão para diferentes públicos de todas as idades. São estreias nacionais, produções internacionais, teatro, música, dança, circo, stand up comedy, performances, oficinas, show de variedades e gastronomia que transformarão Curitiba, trazendo novas cores e movimentos para a cidade. Entre 26 de março e 7 de abril, a 28ª edição do Festival de Curitiba fará de teatros, praças e ruas o palco para artistas conhecidos como Regina Casé, Fábio Assunção, Guta Stresser, Claudia Abreu, Leandra Leal, Mel Lisboa, Bianca Byington, Ranieri Gonzalez, Gregório Duvivier, Dani Barros, André Abujamra, Nicole Puzzi e Deborah Colker. Em 13 dias serão mais de 1500 apresentações.


Televisão

Série ‘Os Simpsons’ é renovada por mais duas temporadas
A série ‘Os Simpsons’ teve sua renovação para a 31ª e a 32ª temporadas confirmadas. A informação foi publicada no Twitter oficial do programa, que é produzido pela Fox. Atualmente, ‘Os Simpsons’ está em sua 30ª temporada, que deve chegar ao fim ainda neste ano. Com a renovação, a atração deve continuar a ser produzida ao menos até 2021, se mantiver a frequência de lançamentos dos últimos tempos. A série que imortalizou Homer Simpson e sua família é uma das mais longevas no ar atualmente, tendo sido exibida pela primeira vez em 1989.


Premiação
Lady Gaga vai ao Grammy após Ariana Grande cancelar participação
Ariana Grande ficou de fora dos palcos do Grammy, que acontece neste domingo, 10, e Lady Gaga foi anunciada como atração ontem. A cantora está sendo indicada para cinco prêmios na competição. Quatro deles são para a música ‘Shallow’, do filme ‘Nasce Uma Estrela’. A canção concorre nas categorias disco do ano, música do ano, melhor performance em dupla (com Bradley Cooper) e melhor música escrita para mídia visual. O quinto foi para a versão em piano de Joanne, na categoria de melhor performance solo. Lady Gaga também concorre ao prêmio de melhor atriz e de melhor música original – ao lado de Bradley Cooper, com ‘Shallow’ – no Oscar 2019, que será realizado no dia 24 de fevereiro.


Níver do dia

John Williams
Compositor norte-americano, autor de ‘Star Wars’
87 anos