Fotos: Fábio Pozzebom/Agência Brasil – Weintraub e Nadalim: possível troca

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, está perto de deixar o governo. Segundo fontes ligadas ao Palácio do Planalto, o pedido de demissão pode ser concretizado nesta quinta-feira (18) ou sexta-feira (19), no mais tardar. E um paranaense, Carlos Nadalim, atual secretário de Alfabetização do ministério, está cotado para assumir a pasta.

Esta quarta-feira (17) trouxe alguns indicativos de que Weintraub estaria com os dias contados. Pela manhã, ele não foi à posse do novo ministro das Comunicações, Fábio Faria. À tarde, ele divulgou um balanço de gestão no Ministério da Educação (MEC) incluindo missões dadas pelo presidente Jair Bolsonaro, como as escolas militares – que ele não conseguiu implementar a contento.

A queda de Weintraub estava ensaiada há algum tempo. Nos últimos dias, até Bolsonaro deu algumas alfinetadas no ministro. No domingo (14), Weintraub foi ao encontro de manifestantes bolsonaristas em Brasília. Segundo disse o presidente, ele não deveria ter feito isso – o próprio Bolsonaro ficou em casa nesse dia.

Em 22 de abril, Weintraib causou polêmica ao dar declarações duras sobre o Supremo Tribunal Federal (STF). Ao reclamar do comportamento político em Brasília, durante uma reunião ministerial, ele declarou: “Eu, por mim, botava esses vagabundos na cadeia. A começar no STF”.

Weintraub colecionou polêmicas em sua gestão, iniciada em abril de 2019, em substituição a Ricardo Velez Rodriguez. Seu primeiro ato foi o bloqueio de 30% das verbas do orçamento das universidades federais — o governo recuou e as verbas voltaram às universidades. Também promoveu cortes em bolsas de mestrado e doutorado. Ainda declarou que as universidades são antros de “balbúrdia”, abrigam plantações de maconha e produzem drogas sintéticas. Ainda fez uma piada xenofóbica com a China, principal parceira comercial do Brasil.

Possíveis substitutos

O secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim, é um dos cotados para substituir Weintraub no Ministério. Assim como Weintraub, Nadalim é seguidor do guru bolsonarista Olavo de Carvalho e defensor do homeschooling, a educação domiciliar. Nadalim é formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialização em Filosofia e mestrado em Educação pela mesma instituição.

Outro cotado é o presidente do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Benedito Aguiar, que tem apoio da bancada evangélica.

Fake News

Por 9 a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o ministro da Educação, Abraham Weintraub, na mira do inquérito que apura ameaças, ofensas e fake news disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares. Os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Celso de Mello, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e o presidente do STF, Dias Toffoli, acompanharam o entendimento do relator, ministro Edson Fachin, de que não cabe habeas corpus contra decisão de um integrante da Corte. “Este Supremo Tribunal tem jurisprudência consolidada no sentido de não caber habeas corpus contra ato de ministro no exercício da atividade”, escreveu Fachin.