SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, aceitou depor ao Parlamento Europeu sobre a privacidade de usuários da rede social, na esteira do escândalo com a consultoria Cambridge Analytica.

Ainda sem data marcada, o depoimento deve ocorrer até o fim da próxima semana, segundo afirmou, em nota, o presidente da Casa, Antonio Tajani, nesta quarta-feira (16).

O presidente do Parlamento Europeu adiantou que o executivo americano vai se reunir com líderes de partidos e deputados da comissão responsável por temas relacionados a liberdades civis.

“Nossos cidadãos merecem uma completa e detalhada explicação. Eu agradeço a decisão de Zuckerberg de aparecer pessoalmente diante dos representantes de 500 milhões de europeus. É um passo na direção certa para recuperar a confiança”, afirmou Tajani no comunicado.

No início de abril, Zuckerberg foi convocado para cerimônias semelhantes na Câmara e no Senado dos Estados Unidos.

A pressão política sobre o Facebook se intensificou em março, após os jornais The New York Times e The Observer revelarem que 87 milhões de usuários tiveram dados violados por meio de um aplicativo usado pela consultoria Cambridge Analytica para formatar campanhas políticas.