Dizem as boas línguas que é praticamente certo, a produção de modelos da Audi no Brasil, mas, ainda não foi totalmente confirmada. De acordo com o novo presidente da marca no país, Leandro Radomile, a empresa está analisando cuidadosamente o projeto na Alemanha e o anúncio sairá no ano que vem. Caso seja confirmada, a planta provavelmente será instalada no complexo industrial da Volkswagen em São José dos Pinhais, onde deverá ser produzido o novo Golf VII. Este, por sua vez, estreará no Brasil a plataforma modular MQB, abrindo caminho para a fabricação do hatch médio Audi A3 e vários outros modelos.

Nissan
A Nissan do Brasil vendeu pela primeira vez 100 mil unidades em um único ano. A marca foi alcançada nesta quarta-feira, 19. O recorde anterior ocorreu em 2011, quando a empresa registrou 67.280 emplacamentos e se tornou a fabricante com maior crescimento de vendas. O resultado de 2012 implica um crescimento próximo a 50% sobre o ano passado.O recorde anual decorre das boas vendas do March, modelo de entrada que chegou no segundo semestre de 2011,

Chevrolet Omega 
O Chevrolet Omega deixa o mercado brasileiro depois de 20 anos de seu lançamento no País, em 1992. A General Motors do Brasil retirou o sedã de luxo do seu site e confirmou que parou de importá-lo da Austrália. Não há previsão de retorno do modelo.

Renault
A Renault está lançando no Brasil um programa de aluguel de veículos dedicado apenas a empresas, batizado de Solução Renault Pro+. Nos moldes do leasing operacional, o programa permite aos clientes alugar um veículo diretamente da fábrica por meio da rede de concessionárias com custo mensal que inclui manutenção preventiva (revisão), documentação de IPVA, licenciamento e emplacamento, assistência 24 horas e seguro opcional.

Quarto mercado mundial
Com os resultados do mês de outubro, o mercado brasileiro voltou a ser o quarto maior do mundo, segundo a consultoria JATO Dynamics do Brasil. Foram comercializadas 356.267 no período e, com isso, o País acumulou 2.993.878 veículos vendidos desde janeiro, ultrapassando a Alemanha, que contabilizou 2.797.175 até outubro. O crescimento brasileiro no mês de outubro, influenciado pela expectativa de que a redução do IPI não fosse prorrogada. O primeiro lugar continua com a China, que emplacou 13.068.342 veículos entre janeiro e outubro.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.