Invasão asiática

Nilton Saciotti

Invasão asiática
As montadoras orientais então de sola no mercado de compactos no Brasil. Já presente de maneira acanhada com o Nissan March e o Kia Picanto, ambos importados, (com problemas da alíquota de IPI), agora na última semana a coreana Hyundai e a japonesa Toyota inauguraram suas plantas fabris no estado de São Paulo com carros compactos para concorrer com os lideres de vendas VW Gol, Fiat Uno e Palio. Os preços a partir de 30 mil os fazem competitivos se comparados com modelos com os mesmos equipamentos que saem de série., Agora é aguardar as chinesas. A Chery já está construindo sua primeira fábrica brasileira e produzirá lá o Celer, um novo compacto de design atraente. A JAC, a chinesa mais vendida do País, tem planos de umaunidade nacional instalada na Bahia, mas ainda aguarda algumas definições do governo para confirmar sua intenção.

Fox ABS e airbag de série
A Volkswagen divulga que, a partir de agora, todas as versões do Fox 1.6 serão equipadas com air bags e freios ABS de série. A inclusão desses itens aumentou o valor total do carro em apenas R$ 1 mil. Tanto o air bag como o ABS serão obrigatórios para todos os modelos a partir de 2014. Diversas montadoras já estão traçando suas estratégias para adaptar os itens em seus modelos.

Audi elétricos
A Audi anunciou oficialmente que planeja ter uma linha completa de modelos e-tron até 2020. De acordo com a marca, a ideia é que cada veículo  da gama conte com um correspondente e-tron. A montadora ressalta ainda que os novos modelos não irão substituir os híbridos, que continuarão a ser oferecidos. Caso alcance seu objetivo, a Audi espera comercializar cerca de 100.000 unidades anuais dos modelos e-tron. O sistema de propulsão destes veículos  é composto por um bloco elétrico e um a gasolina. O motor elétrico pode ser recarregado em tomadas domésticas, mas quando a carga de sua baterias se esgota o propulsor a combustão entra em ação, funcionando como gerador.

Ônibus híbridos
Os primeiros ônibus híbridos produzidos pela Volvo no Brasil começam a circular em Curitiba nesta quinta-feira, 27 de setembro. Movido à eletricidade e a diesel, o veículo reduz em 90% a emissão de gases poluentes em relação aos ônibus com tecnologia

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.