Lojas abertas

Nilton Sanciotti

As concessionárias de veículos da Grande Curitiba estarão abertas no próximo domingo, dia 21 de outubro, facultativamente, segundo calendário firmado em acordo entre o Sindicado dos Concessionários e dos Empregados no Comércio. De acordo com Helmuth Altheim, diretor-geral da Fenabrave-PR, essa deve ser a melhor oportunidade de negócios do ano para o consumidor, já que concentrará diversidade de marcas, modelos e versões de veículos novos e seminovos – pois várias concessionárias solicitaram às suas montadoras prévios estoques; taxas atrativas devido às recentes quedas de juros dos bancos. Quem antecipar sua compra até o dia 31 de outubro garantirá ainda a redução do IPI, prevista pelo governo.

MINI
A concessionária Euro Import MINI , recebe convidados na próxima sexta-feira (19), a partir das 19h, para um descontraído happy hour, recebe convidados na sexta-feira (19), a partir das 19h, para um descontraído happy hour. O motivo do encontro é a recepção dos pilotos da disputada MINI Challenge Cup, que estarão em Curitiba para correr na etapa de encerramento da mais charmosa categoria do automobilismo brasileiro.

Cadeirinhas
As mortes de crianças de até dez anos de idade transportadas em automóveis reduziram 23%, após um ano da entrada em vigor da Resolução nº 277, conhecida como Lei da Cadeirinha. Entre setembro de 2010 – quando a legislação entrou em vigor – e agosto de 2011, o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde notificou a morte de 227 crianças. Entre setembro de 2009 e agosto de 2010, o órgão havia registrado 296 vítimas fatais na mesma faixa etária. Se comparada com a média dos cinco anos anteriores à Lei, a queda foi de 15% (267,9).

Motos
Enquanto o mercado de automóveis contabilizou recordes de produção e vendas sucessivos nos últimos meses em função da redução da alíquota do IPI, o segmento de motocicletas amarga expressivas quedas causadas pelas restrições ao crédito. Cerca de 80% das negociações são compras parceladas, de financiamentos ou consórcios. A mudança nas exigências por parte das instituições financeiras para comprovação de renda atingiu diretamente as classes C, D e E, maiores consumidoras de motocicicletas e estrangulou o mercado. Segundo dados da Abraciclo, a associação que reúne os fabricantes de Motocicletas,  uma queda de 13% foi registrada no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.