Novo recorde
Julho marcou novo recorde de vendas este ano, com 351.556 carros e comerciais leves vendidos, 3,18% a mais do que o mês anterior e 22% acima do volume vendido em julho do ano passado. Foi o segundo melhor desempenho do setor na história, atrás apenas de dezembro de 2010, quando foram comercializas 361.230 unidades. No acumulado do ano o mercado cresceu. As 1.984.351 unidades vendidas apontam um aumento de vendas de 3,05% em relação ao período janeiro-julho do ano passado.
A recuperação ocorreu após o fim do IPI para carros até 1.0 (e redução do imposto para carros mais potentes.

Nissan
Acompanhando desde a implantação da Nissan no Brasil, fico muito contente em informar que Fernando Menezes assumirá o cargo de diretor de comunicação corporativa da marca nos Pais. Menezes entrou na Nissan em Curitiba em 2002, em abril de 2008, foi para a sede da empresa no Japão como gerente geral de comunicação para América Latina, África, Oriente Médio, China e Sudeste Asiático. Em abril de 2010, foi nomeado diretor global de comunicação de produto e tecnologia e, em outubro do mesmo ano, mudou-se para Genebra, Suíça, para assumir seu cargo atual. Bom retorno Fernando e parabéns.

Renault
A Renault anunciou a expansão da atual capacidade produtiva da Fábrica de Motores em mais 100.000 unidades por ano. A produção anual vai passar dos atuais 400.000 para 500.000 motores. O anúncio foi realizado no mesmo dia da inauguração um novo prédio da estamparia, no Complexo Ayrton Senna (PR), onde estão instaladas as fábricas da marca no Brasil.

Alfa Romeo voltará
Segundo o jornalista Roberto Nasser a Alfa voltará ao Brasil, de Giulietta, nas revendas Chrysler. As marcas italiana e americana são de publico semelhantes facilitando a operação. Ainda os concessionários não foram oficialmente comunicado, mas já é praticamente certa a produção de um veículo com o escudo Alfa Romeo na nova fábrica da Fiat em Pernambuco.

Mulheres e motos
A quantidade de mulheres habilitadas para conduzir motos cresceu 44% em 3 anos. Em 2008, segundo o Denatran, 2.534.237 delas possuíam CNH para motos. Em 2011, este número aumentou para 3.655.428. As vendas de novas motocicletas, que têm crescido em geral no Brasil nos últimos anos, também subiram para clientes do sexo feminino. Desde 2009, esse público corresponde a 25% do total, segundo a Abraciclo. Em 2001, elas eram apenas 17% dos compradores destes veículos.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.