O mercado automotivo comemora o resultado de janeiro, o volume de vendas de novos chegou a 311,5 mil unidades, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, recorde para um mês tradicionalmente fraco. Houve crescimento de 16,1% na comparação com igual mês do ano passado. O recorde foi puxado pelo segmento de veículos de passeio, que inclui automóveis e comerciais leves: os licenciamentos somaram 297,1 mil unidades, alta de 17,6% sobre igual mês do ano passado. Este foi o melhor janeiro em vendas para o segmento. Sobre dezembro, a queda foi de 13,6%.

Citroën DS5
A Citroën comemora o excelente desempenho de seu top de gama DS5, lançado em meados de dezembro e que teve seu primeiro lote de 300 unidades totalmente comercializado no Brasil. Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil, vê no sucesso do DS5 sinais evidentes do acerto da estratégia comercial de oferecer ao consumidor brasileiro uma gama distintiva que concentra todo o avanço tecnológico da marca. O DS5 contém o melhor de nosso know-how em termos de criatividade e tecnologia. O sucesso comercial do modelo demonstra que temos um grande potencial dentro do universo dos veículos premium, explica o executivo.

Cuidados com blindados
No último dia de janeiro, Raul Gil sofreu um assalto em São Paulo. Apesar de estar em um carro blindado, o apresentador de TV atendeu ao pedido de dois motoqueiros que pediram para tirar fotos e desceu o vidro do carro. Em questão de segundos, um terceiro motoqueiro, armado, o abordou, levando joias e relógio. Esse caso demonstra que, para que a blindagem automotiva seja realmente efetiva, o usuário desse tipo de serviço também precisa ter um comportamento diferenciado, o primeiro passo é eliminar costumes como o de andar com portas destravadas e vidros abertos.

Renault
Pela primeira vez o grupo Renault registrou mais da metade de suas vendas fora da Europa. As vendas no resto do mundo representaram 50,2%. Os três maiores mercados da Renault são França, Brasil e Rússia. As vendas no Brasil deram um salto de 24,3%, chegando ao número recorde de 241.594 unidades, para uma participação de mercado inédita de 6,6%, graças especialmente ao sucesso alcançado pelo utilitário esportivo Duster e ao hatchback Sandero,

Chevrolet Fan
A GM acaba de inaugurar sua primeira loja virtual no Brasil, para comercializar uma ampla gama de produtos licenciados da marca Chevrolet. Por meio do site https://www.chevroletfanstore.com.br/, os fãs da marca podem comprar desde um caderno até um quarto completo, totalmente estilizado com imagens do Chevrolet Camaro, esportivo da marca que é vendido no Brasil.vEntre a gama de produtos disponíveis no site, também estão itens de vestuário, miniaturas, material escolar, entre outros, todos baseados em modelos da marca, tais como Camaro, Corvette, Onix, S10 e Sonic.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.