A Fenabrave-PR informa que as vendas de 2012 alcançaram 5,93% de crescimento para o setor de automóveis e comerciais leves. O total chegou a 278.669 unidades, sendo 211.769 automóveis e 66.900 comerciais leves. Ainda foram comercializados 13.861 caminhões, 1.451 ônibus e 62.297 motocicletas.

453 km/h
Um modelo Ford GT de 1.723 cv preparado pela Performance Power Racing foi certificado como o carro mais rápido do mundo homologado para as ruas. O modelo chegou à velocidade de 453 km/h partindo da imobilidade em um percurso de uma milha (1,6 km) e entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book. A avaliação aconteceu no Complexo Espacial da NASA, nos Estados Unidos,

Mitsubishi
A Mitsubishi deverá iniciar nas próximas semanas a produção do crossover ASX no Brasil. Atualmente importado do Japão, o modelo, que passou recentemente por uma leve reestilização, será produzido na fábrica da marca em Catalão, Goiás, de onde atualmente saem os modelos L200 Triton, Pajero TR4 e Pajero Dakar.

JAC Motors
Logo após iniciar as obras da fábrica de Camaçari (BA), a JAC Motors Brasil já anuncia alteração de planos. O investimento até agora previsto de R$ 900 milhões será ampliado em R$ 100 milhões para abrigar também uma linha de produção de caminhões de pequeno porte. A capacidade produtiva, antes de 100 mil automóveis por ano, será acrescida em 10%. O primeiro caminhão a ser feito na unidade baiana é o T140, da categoria dos chamados Veículo Urbano de Carga (VUC), com capacidade de carga de 1,5 a 3,5 toneladas. O modelo começou a ser importado da China no fim do ano passado e, a partir de 2014, quando a fábrica iniciar operações, passará a ser nacional.

Chevrolet no futebol
A Chevrolet anunciou que patrocinará 20 campeonatos estaduais de futebol profissional nos próximos dois anos. O acordo entre a empresa e as federações estaduais prevê a exposição do logotipo da montadora nas placas centrais instaladas nas laterais dos campos, nos backdrops (painéis com logomarcas) das entrevistas coletivas, nos materiais promocionais distribuídos aos torcedores e nos ingressos das partidas.O acordo firmado entre a Chevrolet e as federações é do tipo title sponsor, que dá o nome da marca às competições. Os campeonatos Acreano, Amazonense, Baiano, Catarinense, Gaúcho, Goiano, Maranhense, Mineiro, Paraibano, Paranaense, Paulista, Piauiense, Potiguar, Rondoniense, Sergipano, Sul Matogrossense e Tocantinense levarão o nome da empresa.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.