
Escolhido na tarde desta quinta-feira (8), o Papa Leão XIV, o cardeal americano Robert Francis Prevost, viria ao Brasil ainda neste ano. No entanto, devido a morte do Papa Francisco, a viagem foi adiada para que o cardeal participasse do conclave.
- Quem é Robert Prevost, cardeal escolhido para suceder o Papa Francisco
- Em seu primeiro discurso, Leão XIV pede paz “desarmada e desarmante”
A informação é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, em entrevista nesta quinta, mostrou apoio ao resultado do conclave. “A CNBB expressa saudação, unidade pela sua eleição como bispo de Roma. Foram dias intensos de oração. Inspirados pelo exemplo dos santos missionários, queremos caminhar em comunhão com seu ministério. Pedimos a sua benção para todo provo brasileiro e, desde já, os bispos do Brasil se colocam a inteira disposição do seu pastoreio. Vamos nos unir e alegrar com este presente que o mundo inteiro ganhou”, disse Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB.
Por que o novo papa viria ao Brasil?
O cardeal americano Robert Francis Prevost, na verdade, já veio ao Brasil duas vezes. Em 2012 e 2013, em Guarulhos/SP e Belo Horizonte/MG. Nas ocasiões, ele veio ao país como Padre Geral dos Agostinianos.
Neste ano, o Papa Leão XIV estava com viagem marcada para o Brasil para pregar na 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. No entanto, com a morte do Papa Francisco, o evento precisou ser adiado.
O evento aconteceria em Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e estava marcado para acontecer entre os dias 30 de abril e 9 de maio.