Valdecir Galor/Arquivo SMCS

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, na sessão desta terça-feira (16/8), a proposta encaminhada pela Prefeitura de Curitiba com o novo piso salarial dos professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino.

O salário atual, de R$ 2.792,21 mil para os professores de educação infantil com ensino médio (magistério 40 horas), passará para R$ 3.845,63. O texto agora segue para a sanção do Executivo.

Também foi aprovada uma emenda que inclui os servidores do quadro especial, que são aqueles sem ensino médio/magistério, no pagamento do aumento O aumento valerá para os professores que concluíram a formação atualmente exigida.

Retroativo
A proposta, encaminhada pelo Executivo no último dia 5, foi votada em regime de urgência nesta semana.

O aumento será retroativo ao mês de janeiro e também contempla os servidores contratados pelo processo seletivo simplificado, o PSS.

No caso dos professores de Educação Infantil parte especial que tenham finalizado a formação exigida até 31 de dezembro de 2021, o pagamento será retroativo da data da transição até 1º de janeiro de 2022. Para quem terminar a formação a partir de 1º de janeiro de 2022, o pagamento será retroativo da data de conclusão da formação até o dia da transição.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que os investimentos em educação infantil abrangem, além do aumento para os servidores da área, ações pedagógicas e de infraestrutura.

O número de vagas na educação infantil, por exemplo, foi ampliado de 45 mil para mais de 50 mil. “Seguimos com a abertura de mais vagas, seja com novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ou com a contratação de novos Centros de Educação Infantil (CEIs)”, afirmou a secretária.