vacinacao_foto_rdziura-3628_0
Imunização (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Com a vacinação contra a gripe ainda muito abaixo do esperado em Cascavel, a prefeitura decidiu levar a campanha até o Estádio Olímpico Regional Jacy Scanagatta. Neste sábado (24), durante o jogo entre FCC e Operário (MS), pela Série D do Campeonato Brasileiro, haverá um ponto de vacinação aberto ao público.

A aplicação das doses começa às 14h30 e vai até o fim da partida. O posto de vacinação estará no portão C, que dá acesso às cadeiras cobertas. Não será necessário ter ingresso para se vacinar, o acesso ao ponto será liberado mesmo que o jogo seja pago.

Essa é mais uma tentativa de aumentar a cobertura vacinal na cidade. Até agora, menos de 34% das pessoas dos grupos prioritários se vacinaram, segundo o Programa Municipal de Imunização. A meta do Ministério da Saúde é atingir 90%. A situação mais preocupante é entre as gestantes, com pouco mais de 10% vacinadas. Entre as crianças, a taxa não passa de 24%. Entre os idosos, 39%.

A vacina está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. Mesmo quem não tem a carteirinha pode se vacinar. A recomendação é levar o documento para manter o controle em dia, mas ele não é obrigatório.

Vacinas disponíveis

Com a chegada do frio, os casos de doenças respiratórias graves tendem a aumentar, e o movimento nas unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas, já começou a crescer. A vacina é uma forma segura de se proteger e evitar complicações que podem levar até à hospitalização.

Além da ação no estádio, a vacina também está disponível durante a semana em todas as unidades de saúde do município, das 8h até 15 minutos antes do fechamento, sem pausa para o almoço.