Ponta Grossa conquista “Nota A” na Capag pelo 5º ano seguido; saiba o que significa

Redação Bem Paraná
CAPAG_A_2025_Prefs-scaled-e1745444808771

Prefeitura de PG conquista Nota ‘A’ do Tesouro Nacional (Foto: Prefeitura/Divulgação)

Ponta Grossa recebeu, pela quinta vez consecutiva, a nota máxima na Capacidade de Pagamento (Capag), avaliação feita pelo Tesouro Nacional que mede a saúde financeira de estados e municípios. A conquista, anunciada nesta quarta-feira (23), coloca a cidade entre as mais bem avaliadas do Brasil entre 2021 e 2025.

Mas afinal, o que é a Capag?


A Capag é uma espécie de “nota de crédito” dada às cidades. Ela avalia se o município tem dinheiro em caixa, se gasta mais do que arrecada e se está muito endividado. Só quem tira Nota A pode fazer empréstimos com apoio do governo federal, o que facilita conseguir investimentos importantes com juros mais baixos.

Segundo a prefeitura, esse bom desempenho se deve à gestão responsável do dinheiro público. Hoje, Ponta Grossa aplica 22,1% do orçamento em Saúde (o mínimo exigido é 15%) e 26,63% em Educação (o mínimo é 25%).

“Somos penta! É gratificante iniciar este novo momento da gestão mantendo esta classificação de excelência. É um reconhecimento ao planejamento orçamentário, à responsabilidade com o dinheiro público e aos investimentos feitos de maneira legal e correta. Esse resultado nos permite atrair investimentos inéditos para a cidade. Ainda temos muito a conquistar”, comemorou a prefeita Elizabeth Schmidt.