Concerto de trilhas sonoras da Disney encanta plateia na Oficina de Música de Curitiba

SMCS
00250106

(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Na noite desta sexta-feira (2/2), o Teatro Guaíra foi palco de uma linda jornada ao universo infantil por meio da música erudita. Sob a regência do maestro e professor Marcelo Jardim, uma orquestra composta por quase 100 jovens talentos, participantes dos cursos de Regência e de Prática de Banda da 41ª Oficina de Música de Curitiba, encantou o público que lotou o teatro.

A atmosfera nostálgica tomou conta do Guairão enquanto a orquestra executava trechos de músicas que marcaram gerações, desde os clássicos desenhos animados da Disney das décadas de 1930 a 1960 até produções mais recentes como Frozen. A apresentação foi um mergulho na história da música na animação ao longo do tempo, proporcionando um espetáculo para todas as idades. 

Onze alunos conduziram a orquestra, revezando-se na regência com o maestro Jardim, que também participou do concerto. A média de idade dos músicos impressiona, com jovens talentos de apenas 20 anos, demonstrando a qualidade e o potencial da formação musical proporcionada pela Oficina de Música de Curitiba.

Antes de iniciar, o maestro Jardim destacou a relevância dos desenhos animados. “Os desenhos tiveram uma grande importância para a qualidade sonora do cinema”, afirmou Jardim.

Na penúltima música, a trilha de Os Pinheiros de Roma, trecho de Fantasia (2000) a plateia foi surpreendida. Músicos posicionados nos balcões do teatro se uniram à orquestra, fazendo com que os sons dos metais ecoassem pelos quatro cantos do teatro, envolvendo ainda mais o público na experiência musical proporcionada pelo concerto.

O maestro Jardim expressou seu apreço pela Oficina de Música de Curitiba, destacando seu papel fundamental na vida de muitas pessoas. “A Oficina de Música de Curitiba é um respiro para o Brasil, que aguarda o ano todo por ela. Eu fui aluno aqui e hoje voltei como professor, e sei da importância desse festival para a vida de muitas pessoas”, compartilhou.