Como não podia deixar de ser, a geração de lixo reciclável aumenta consideravelmente em dezembro. No ano passado a alta foi de 20% em relação ao mês anterior. Isso é provocado pelas festas de fim de ano, quando aumenta a produção de embalagense o descarte. O lixo comum também aumenta. A coleta em dezembro de 2012, por exemplo, subiu 7%.
Em média, Curitiba gera diariamente 100 toneladas de material reciclável e que são recolhidos  pelo programa Lixo que Não é Lixo. Isso significa que em dezembro, são recolhidos 600 toneladas a mais de material reciclável que nos meses anteriores. De lixo comum, a Capital gera cerca de 1,7 mil toneladas de lixo doméstico todos os dias.

Durante o período de festas, a coleta na cidade foi mantida parcialmente. Na véspera de Natal os serviços foam executados normalmente, porém a coleta domiciliar noturna foi antecipada em duas horas. Ontem, houve coleta domiciliar somente nos setores em que a mesma é realizada às segundas quartas e sextas-feiras, isto é três vezes por semana. E o Lixo que não é lixo somente nos setores que a mesma é realizada às quartas-feiras, isto é, uma vez por semana.
Errado — Os caminhões do Lixo que não é Lixo recolhem diariamente mais de 100 toneladas das ruas de Curitiba. Entretanto, quando a separação entre lixo doméstico e reciclável é feita de maneira errada pela população, o material é rejeitado e percorre todo o trajeto de volta até o aterro sanitário comum, o que encarece e sobrecarrega o processo. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em média 30% do montante enviado para a coleta seletiva é rejeitado.

A maneira como cada cidadão separa, embala e dispõe o lixo doméstico faz muita diferença. Portanto, cada um de nós pode melhorar o processo de coleta de lixo, ajudando a tornar a cidade mais sustentável, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima. Para isso, bastam atitudes simples, que não exigem tempo ou custos extras. Uma mudança simples de hábito é suficiente.