
Na noite deste sábado, 13 de janeiro, por volta das 21h40, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) foi acionado em Guaratuba, no Litoral do Paraná pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Um bebê de 11 meses estava em estado grave no Pronto Socorro da cidade e precisava de atendimento emergencial.
O atendimento foi em uma situação excepcional, uma vez que ocorreu à noite. Isso porque, a equipe do helicóptero Falcão 08, já havia encerrado suas atividades e as condições meteorológicas eram críticas.
As equipes do BPMOA e os Operadores de Suporte Médico SAMU Litoral, de forma voluntária seguiram com o Falcão 08 em voo visual noturno até a área de pouso em Guaratuba, para o transporte do bebê do sexo feminino, de 11 meses.
A criança tinha passado por uma série de crises convulsivas, bronco aspirou e o que resultou em uma insuficiência respiratória. Já em estado grave necessitou ser entubada ainda no Pronto socorro, foi estabilizada, medicada pelo OSM BPMOA e transportada pelo Falcão 08 à Paranaguá.
A atitude dos militares estaduais do BPMOA e dos profissionais do SAMU, além de auxiliarem as equipes médicas de Guaratuba a estabilizar a bebê, de difícil manejo, foi fundamental para que a equipe daquela cidade não precisasse deslocar até Paranaguá, o que desguarneceria a cidade.
Além disso, o tempo necessário para o deslocamento que seria longo e possivelmente tardio. Na noite deste sábado, o trânsito no ferry boat era grande por conta dos shows gratuitos que ocorriam em Matinhos e Pontal do Paraná, além de um privado em Guaratuba.