O prefeito Beto Richa entrega nesta terça-feira (9) o Parque Lago Azul, no Umbará. “O Lago Azul é um marco para a cidade, é o primeiro parque no extremo sul que cumpre objetivos diferentes, como a preservação do meio ambiente e de um pedaço da memória da cidade, além de ser uma opção de lazer a mais para a população”, diz o prefeito Beto Richa. “Será um belo presente de Natal para o Umbará e para a população curitibana.”

A área de 128.500 metros quadrados, antiga propriedade da família Segalla, era usada nas décadas de 1960 e 1970 como parque particular e uma das poucas opções de lazer em área aberta da cidade. Com o tempo foi perdendo a função.

A Prefeitura adquiriu a área no fim de 2007 e transformou em parque público, num investimento de R$ 3,4 milhões. “O Lago Azul terá para a região sul a mesma importância que tem o Parque Barigüi para as regiões oeste e norte da cidade. Será um grande e bem equipado espaço de lazer para a comunidade”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

O parque ganhou um mirante de madeira no ponto mais alto, com vista geral do lago. Para chegar até o mirante o visitante terá de caminhar pela trilha dentro do bosque, que já está iluminada.

As antigas instalações do parque foram restauradas e modernizadas para uso público. A casa de madeira que era a sede da propriedade foi transformada em um bistrô. O moinho de milho também está recuperado e é uma das atrações do novo parque. Em volta do bistrô e em outros pontos, as equipes plantaram flores, xaxins, bromélias e grama. As calçadas de paver (blocos de cimento intertravados) garantem acessibilidade e drenagem na área pavimentada.

A entrada do parque é marcada por um grande portal de madeira, e logo em seguida fica o estacionamento. As canchas de vôlei e de futebol estão prontas, assim como o módulo da Guarda Municipal que funcionará dentro do parque. As crianças têm atrações especiais no novo parque. Perto do moinho, foi construída uma pracinha de água, com piso de cimento e coberta com uma lâmina de água rasa para a garotada brincar nos dias de calor.

O parque fica na bacia hidrográfica do rio Ponta Grossa. A Prefeitura solicitou à Sanepar, companhia que detém a concessão de saneamento no Estado, a instalação de rede de coleta e de tratamento de esgoto na região. A obra já foi licitada.

Este é o segundo parque construído na região sul pela Prefeitura neste ano. Em abril, o prefeito Beto Richa entregou o Parque Cambuí, no Fazendinha.