Natal de Curitiba atrai turistas de vários estados e incrementa a economia. (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

A data de lançamento do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 foi anunciada pelo prefeito Rafael Greca na abertura da 27ª Expo Turismo Paraná, nesta quinta-feira (15), na Viasoft Experience. Com o tema Encontro de Emoções, os espetáculos acontecem de 22 de novembro a 23 de dezembro e a decoração pode ser vista de 22 de novembro a 7 de janeiro de 2024.

Nestes 47 dias, a cidade se torna novamente ponto de encontro de todas as emoções. São espetáculos musicais, balés, shows de luzes e uma decoração deslumbrante que conta com mais de 40 árvores de Natal espalhadas pela cidade.

No ano passado, o evento atraiu quase um milhão de espectadores em mais de 40 dias de comemorações. Foram 116 mil turistas e um total de R$ 72,3 milhões gastos no período. A programação completa do Natal de 2023 será divulgada nos próximos meses.

A edição de 2022 do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, segundo dados preliminares do Instituto Municipal de Turismo, teve um crescimento de 10% no movimento de turistas e de público em relação a 2019.

A edição também marcou a volta das atrações integralmente presenciais depois da pandemia e isso movimentou a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e comércio.

Na última edição antes da pandemia, em 2019, a programação de Natal de Curitiba reuniu cerca de 746 mil pessoas segundo levantamento do Instituto Municipal de Turismo. Do público que acompanhou os eventos, 106 mil eram turistas que tiveram uma taxa de permanência na cidade de quase quatro dias.

Já em 2021, o Natal de Curitiba, que manteve uma programação híbrida, registrou quase dois mil empregos diretos entre artistas e bastidores do evento.

No ano passado, entre as atrações que mais atrairam visitantes estavam a roda-gigante luminosa na Praça Santos Andrade que teve 11.854 pessoas. Os carrosséis venezianos no Passeio Público e no Parque Tanguá receberam 53.500 visitantes.

O Caminho de Luz Ligga, no Parque Barigui e Parque Náutico receberam cerca de 160.820 pessoas.

Receptivo
Expo Paraná Turismo é aberta

Foi aberta, ontem, em Curitiba, a Expo Paraná Turismo. “Chegamos à Expo Turismo Paraná em clima de conquistas. O otimismo fez nosso turismo renascer e hoje toda a cadeia turística está mais forte e mais preparada. E devemos uns aos outros, esta reação positiva”, destaca o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, logo após saudar às autoridades que compuseram a mesa.

O evento deste ano terá o formato que o consagrou, combinando feira de negócios, capacitação e atrações para os participantes. Cerca de 350 marcas distribuídas em 125 expositores estarão representadas. A Expo segue até esta sexta.

No estande Curta Curitiba, do Instituto Municipal do Turismo (IMT), os visitantes da Expo Turismo Paraná vivenciam uma experiência inovadora e sustentável. Totalmente alinhado com o compromisso da cidade em relação à sustentabilidade ambiental, o estande será zero carbono.

Os números do setor de turismo são crescentes e somente nos primeiros quatro meses de 2023, o Brasil já recebeu 75% de todo o volume de estrangeiros que visitaram o Brasil em 2022. “País recebeu 2,7 milhões de turistas estrangeiros nos quatro primeiros meses deste ano e o Paraná foi o quarto portão de entrada destes estrangeiros”, aponta a diretora de Marketing da Embratur, Jaqueline Gil.