Começou a funcionar ontem a Ouvidoria da Saúde, criada pela Prefeitura de Curitiba para prestar informações, registrar e encaminhar queixas e sugestões dos usuários da rede própria e conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Ouvidoria substitui a antiga Central de Atendimento ao Usuário (CAU).

A implantação oficial do novo serviço foi feita pelo vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, durante a reunião mensal do Conselho Municipal da Saúde. O número para contato entre o usuário e a Secretaria Municipal da Saúde é o 0800-644 0041, a ligação é gratuita.
“O objetivo é aproximar ainda mais o usuário do administrador do serviço de saúde e consolidar o entendimento do público sobre a gratuidade dos serviços do SUS”, disse Ducci, que presidiu a solenidade ao lado do promotor Marco Antônio Teixeira e de conselheiros municipais de saúde.

“É mais uma porta que se abre para acolher o direito de manifestação dos usuários”, disse Teixeira, para quem o novo órgão e o Ministério Público “trabalham em convergência”. Para o conselheiro Antônio Brasil, que representa os usuários, a ouvidoria é “um espaço vital para a manutenção do SUS”.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e mantém uma estrutura para atender pessoalmente os interessados. A Ouvidoria fica no térreo do Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623, térreo, torre B).