
O serviço de Registro de Imigrantes emitiu 235 certidões em 2024. Esses documentos são fundamentais para famílias que buscam a dupla cidadania, comprovando vínculos históricos com os países de origem dos imigrantes. O Arquivo Público do Paraná é um dos únicos do país a emitir a certidão de maneira gratuita.
Apenas com relação aos registros de imigrantes, o Arquivo Público tem aproximadamente 100 mil documentos, grande parte já digitalizada. São registros dos desembarques no Porto de Paranaguá, hospedarias e colônias paranaenses, além de processos de naturalização do século 20.
ACESSO – Para solicitar um registro de imigrantes, basta acessar o site do Arquivo Público, buscar pelo sobrenome desejado e enviar um e-mail para [email protected] com a solicitação da certidão correspondente. Caso o registro não seja localizado na pesquisa inicial, o Arquivo oferece suporte com buscas adicionais em outros fundos documentais.
RAÍZES PARANAENSES – Em 2024, o Arquivo Público lançou o projeto mensal Raízes Paranaenses, que explora fatos históricos a partir de documentos do acervo. Como parte da iniciativa, foram realizadas exposições que celebraram marcos importantes, como os 170 anos da Polícia Militar do Paraná e os 80 anos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, além de eventos temáticos como Raízes Paranaenses: A Jornada dos Imigrantes no Paraná. A exposição “Mulheres: A Conquista do Feminino”, que aborda a trajetória das mulheres que romperam barreiras e deixaram legados, segue aberta ao público até fevereiro de 2025.
Em abril de 2025, o Arquivo Público do Paraná celebra seu 170º aniversário. O atendimento ao público é gratuito e pode ser agendado pelo telefone (41) 3521-9100.