Frio jé “deu as caras” desde a tarde de ontem, em Curitiba: agasalha-se (Franklin de Freitas)

Depois de dois dias chuvosos no Paraná, desde a noite desta quinta-feira, 18 de agosto, a nebulosidade da frente fria gradualmente se afastou do Paraná para o estado de São Paulo e Oceano Atlântico. Na retaguarda desta frente, uma intensa massa de ar frio e seco já atingia o Oeste e Sudoeste com marcas abaixo dos 9°C. A sexta-feira 19 de agosto, o dia começa com previsão de zero grau em cidades como Guarapuava. Em Curitiba a mínima prevista é de 4ºC.
Geadas estavam previstas para boa parte do Paraná. Em uma faixa que vai do Oeste, passa pelo Centro até a Grande Curitiba, a previsão era para a formação de geadas de fraca intensidade. Na faixa Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais até a Lapa, poderiam ocorrer geadas moderas. Já no extremo Sul, a possibilidade é para geadas fortes.
A passagem deste sistema mais gelado deve durar mais alguns dias. Amanhã ainda deve manter a previsão de frio intenso, ainda com marcas mínimas perto do zero. No domingo, embora ainda faça muito frio, as temperaturas ficam ligeiramente mais altas. Em Curitiba sobem para mínima de 7ºC e máxima de 13ºC. O céu deve ficar com muitas nuvens.
Já a próxima semana começa com temperaturas em elevação gradual. A segunda ainda será fria, mas na terça Curitiba deve ter sol e máxima de 18ºC. Até o fim de semana, a tendência é que as marcas fiquem mais altas e os últimos dias de agosto devem ser com novo “veranico”, com máximas perto dos 30ºC na Capital.
Atendimento
a Prefeitura de Curitiba voltou a reforçar o atendimento a pessoas em situação de rua. O trabalho, que já é executado 24 horas por dia, foi ampliado da noite de ontem e se estende até a segunda-feira, período em que os termômetros deverão registrar a mínima de 4 graus, com sensação térmica negativa.
O objetivo do trabalho, que é feito das 18h a 1h, é ofertar acolhimento e encaminhar os desabrigados para unidades do município onde podem tomar banho, trocar de roupa, se alimentar e dormir protegidos.
Mas os cuidados devem ser tomados por todos, mesmos aqueles menos vulneráveis. Deve se evitar a exposição ao clima mais gelado, procurar se agasalhar bem e se alimentar. Beber água também é importante, assim como no clima mais quente. Evitar aquecedores improvisados, como aqueles com latas com álcool ou brasa de carvã

Interior teve estragos provocados por temporais e ventos de até 60 km/h
A frente fria que trouxe chuva e frio para o Paraná provocou chuvas e ventos fortes no Oeste e Sudoeste do Paraná entre a noite de quarta-feira e ontem. De acordo com a Defesa Civil do Estado, houve alagamentos, destelhamentos e falta de energia nos municípios de Cascavel, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Matelândia e Santo Antônio do Sudoeste.
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) houve registro de ventos de 60 km/h em cidades de ambas as regiões. O acumulado de chuva nas regiões ficou entre 30 e 40 milímetros, segundo monitoramento do Simepar.
Conforme a Defesa Civil do Paraná, entre as duas regiões do estado, mais de 2,1 mil consumidores chegaram a ficar sem energia.
Os municípios mais afetados foram Santo Antônio do Sudoeste, Marmeleiro e Matelândia com cerca de 465 atendimentos pendentes. Em Cascavel eram 245 consumidores desligados no momento.
Hoje, a previsão é de tempo estável no Estado. Até o fim deste mês não há a projeção de nova frente chuvosa atingindo o Estado. Podem ocorrer chuviscos ocasionais, mas pouco significantes.

Defesa Civil se prepara para a temporada dos incêndios florestais
A Defesa Civil Nacional se reuniu com agentes federais e representantes de defesas civis estaduais, ontem, para traçar o plano de preparação técnica para a ocorrência de incêndios florestais, de grande incidência nesta época do ano. Normalmente, as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste são as mais afetadas.
“É um período de potencial ocorrência desse desastre. Por isso, a Defesa Civil Nacional articula ações com as defesas civis estaduais que, por sua vez, atuam diretamente com o Corpo de Bombeiros. Iniciamos o processo de aproximação entre todos, para dar apoio em decretação de estado de emergência e prestação de socorro e assistência humanitária”, explica o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.
O diretor do Cenad também reforçou a importância que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), que participaram da reunião on-line, têm na emissão de alertas e mapeamento de imagens de satélite para o enfrentamento aos incêndios.
Apesar do Paraná não estar incluído entre os mais afetados pelo problema, por aqui os incêndios ambientais também são uma preocupação nesta época do ano. Com o clima mais frio e a ocorrência de geadas, a vegetação fica mais seca e propensa ao fogo. Os meses de julho, agosto e setembro são de maior ocorrência no Estado.