homenagem
Votos de Congratulações ao Corpo de Bombeiros do Paraná foram propostos pela vereadora Meri Martins. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

O Corpo de Bombeiros do Paraná foi homenageado nesta terça-feira (6 de maio) durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A homenagem foi um reconhecimento ao trabalho “rápido, eficiente e corajoso” da corporação no combate ao incêndio que atingiu o Teatro TUCA, localizado no bloco Azul da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no dia 15 de abril.

A vereadora Meri Martins (Republicanos) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao comandante do 1º Grupamento de Bombeiros (1º GB) da capital, o tenente-coronel Gerson Candido Rocha Filho. No dia 15 de abril, relatou a parlamentar, 84 bombeiros participaram da operação de combate ao incêndio na PUCPR, que mobilizou ainda 24 viaturas e uma ambulância. Além disso, também hpuve o apoio de 10 viaturas e 20 policiais militares, 15 viaturas da Guarda Municipal, além de 50 integrantes da brigada interna da PUCPR, num esforço conjunto.

“É motivo de alegria e satisfação podermos estar aqui, recebendo esta homenagem, mas, mais do que tudo, o principal foi que dentro desse incêndio o bem maior foi preservado, o imensurável, que é a vida humana. Em torno de uma hora e quinze minutos conseguimos conter o incêndio, fazendo com que ficasse confinado e não tivesse maiores danos ao patrimônio da PUCPR. […] O maior patrimônio do Corpo de Bombeiros são as vidas e lá todas foram preservadas. Muito obrigado aos bombeiros que se arriscaram e deram o seu melhor”, destacou o comandante do 1º GB de Curitiba, o tenente-coronel Gerson Candido Rocha Filho, durante suspensão da sessão plenária plenária.

O presidente Tico Kuzma (PSD) também registrou o reconhecimento oficial pelo trabalho do Corpo de Bombeiros. “A corporação do Corpo de Bombeiros é um orgulho de toda a Câmara de Curitiba e de toda a cidade de Curitiba. Muito obrigado pela atuação no incêndio, em conjunto com a brigada [de incêndio] dos colaboradores da PUC. Viva o Corpo de Bombeiro Militar do Paraná!”, saudou o vereador.

Além do tenente-coronel Gerson, a homenagem foi acompanhada pelo major Jefferson; o primeiro-tenente Guerios; o subtenente Batista; o segundo-sargento Alekso; os terceiros-sargentos Banaseski e De Lima; os cabos Winck, Luiz Correa e Bettio; e os soldados Berwanger e Barreto.