Fila para votação no Clube Curitibano (Crédito: Franklin de Freitas)

O dia de votação para decidir o próximo presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais está sendo marcado também por longas filas de espera em diferentes locais de votação em diversas cidades do Brasil. Em Curitiba, por exemplo, o Clube Curitibano registra uma fila que chega a dar volta na quadra, flagrou o fotógrafo do Bem Paraná, Franklin de Freitas. Dependendo da seção em que o eleitor vota, é necessário esperar por mais de uma hora na fila até conseguir chegar na urna eletrônica e registrar o voto, efetivamente.

O problema, contudo, não é uma exclusividade curitibana ou paranaense e eleitores de diversas partes do país já relataram situações parecidas. Pela manhã, por exemplo, brasileiros chegaram a ter de esperar quase 3 horas para votar em alguns locais no Distrito Federal. Em outros estados, como Rio Grande do Norte e Piauí, houve quem dissesse ter ficado até quatro horas na fila de locais de votação, enquanto em cidades do Acre, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Maranhão, de Alagoas, e do Tocantins, a maior parte dos relatos aponta até duas horas de espera.

Apesar desse empecilho, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, diz que a votação está tranquila e que as filas estão dentro da normalidade. Segundo ele, o que estaria congestionando a votação em alguns locais é a biometria.

Ainda assim, importante destacar que todos os eleitores que chegarem à fila de seus locais de votação até às 17 horas poderão votar, independente do tempo de espera a partir da chegada, segundo reforçou o TSE.