Reprodução

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse neste domingo (2) que o segundo turno das eleições será “apenas uma prorrogação”. O petista discursou, em São Paulo, logo após a divulgação do resultado do 1º turno das eleições de 2022. “Durante toda esta campanha, a gente esteve à frente nas pesquisas de opinião pública, de todos os institutos, e eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições e eu quero dizer pra vocês que nós vamos ganhar estas eleições. Isso pra nós é apenas uma prorrogação”, afirmou ele. Com 99,49% dos votos totalizados, às 22h45, pelo Tribunal Superior Eleitora, Lula tinha 48,30% dos votos e Jair Bolsonaro, 43,31%, com uma diferença de quase 6 milhões de votos.

Lula afirmou ainda que “quem sabe, pra desgraça de alguns” ainda tem 30 dias para fazer campanha e que pretende viajar mais e “conversar mais com as pessoas”. “Nós vamos ter que viajar mais, fazer mais ato, mais comício, mais debate, vamos ter que conversar mais com as pessoas e vamos ter que convencer a sociedade brasileira daquilo que nós estamos propondo”, afirmou Lula.

O petista disse ainda que o segundo turno é uma chance de “amadurecer” as propostas e a “conversa com a sociedade”.

“Eu nunca ganhei uma eleição no primeiro turno. Toda eleição que eu disputei foi no segundo turno, todas. O que é importante é que o segundo turno é a chance de você amadurecer as tuas propostas e a tua conversa com a sociedade. É de você construir um leque de alianças, um leque de apoio antes de você ganhar para você mostrar pro povo o que vai acontecer, o que vai governar este país”, disse Lula.

Após o pronunciamento, o candidato seguiu para a Avenida Paulista, em São Paulo, onde acontece comemoração dos correligionários.

O vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), também falou: “Estamos em festa, fomos pro segundo turno, primeiro lugar, mais de 5 milhões de votos a frente e agora já é começar a segunda tarefa, que é ganhar a eleição, salvar a democracia e fazer o Brasil voltar a crescer”, afirmou Alckmin.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, agradeceu os votos que Lula recebeu no primeiro turno e disse que “eleição em dois turno significa ganhar duas vezes”. “[Agradecemos] aos mais de 56 milhões de votos que tivemos neste primeiro turno, demonstrando a confiança do povo, demonstrando a vontade do povo na esperança de ter a transformação do país. E ter uma eleição em dois turno significa ganhar duas vezes, ganhamos no primeiro e ganharemos no segundo”, disse Gleisi.