As duas duplas brasileiras do vôlei de praia, Renata/Talita e Ana Paula/Larissa, venceram na sexta-feira e estão classificadas para as quartas-de-final, que acontecem no domingo. Renata e Talita vão enfrentar as australianas Tamsin Barnett e Natalie Cook. A dupla Ana Paula e Larissa terá pela frente Misty May-Treanor e Kerri Walsh. Atual campeã olímpica, a dupla dos Estados Unidos soma 105 vitórias consecutivas.

Ana Paula e Larissa venceram na sexta-feira, pelas oitavas-de-final, as alemãs Stephanie Pohl e Okka Rau por 2 sets a 0, com parciais de 21-18 e 21-14.  Renata/Talita bateram as norueguesas Kathrine Maaseide e Susanne Glesnes por 2 sets a 1, com parciais de 12-21, 21-19 e 15-13.

As duplas masculinas jogam neste sábado pelas oitavas-de-final. Márcio e Fábio Luiz enfrentam os japoneses Asahi/Shiratori às 7 horas (de Brasília). Ricardo e Emanuel pegam os russos Barsuk e Kolodinskiy, às 10 horas.

Virada — Renata e Talita perdiam por 1 set a 0 e 19/16 no segundo set para as norueguesas. A eliminação estava próxima quando Talita foi para o saque e, com dois bloqueios e um saque seus, empatou a partida. Em quadra, a parceira Renata repetia para ela: “Você joga muito”. A vitória de virada veio com o placar de 21/19 no segundo set e 15/13 no tie-break. “Falei várias vezes para ela, ela salvou o jogo hoje”, admitiu a jogadora.

Já Talita preferiu atribuir a reação ao imponderável, em vez de suas qualidades técnicas: “São quatros anos de treino, não seria justo que a coisa acabasse deste jeito”, afirmou.