Dona da terceira melhor marca mundial no ano, com 4,80 m, a brasileira Fabiana Murer disputa nesta segunda-feira (18), às 8h20 (horário de Brasília), a final do salto com vara. Ela se classificou à decisão com a marca de 4,50 m, dividindo a segunda colocação com outras dez competidoras. A russa Yelena Isinbayeva foi a primeira, com 4,60 m.
“Se eu conseguir saltar 4,80 m, posso pensar em medalha, apesar de ter muitas atletas de alto nível na final”, afirmou a atleta, que conquistou a medalha de bronze no Mundial Indoor de Valência (Espanha), com 4,70 m.
“Estou na minha melhor forma física e técnica e melhorei em alguns fundamentos, principalmente a corrida. Vou brigar por uma medalha”, afirmou a brasileira, que faturou a medalha de ouro na prova nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Murer aponta como suas principais adversárias na Olimpíada a russa Yelena Isinbaeva, ouro em Atenas 2004 e atual recordista mundial 5,04 m, a norte-americana Jennifer Stuczinski, número 2 do mundo com 4,92 m neste ano, a russa Svetlana Feofonova, ex-recordista mundial, que tem como recorde pessoal 4,83 m, além das polonesas Monyka Pyrek, que tem 4,85 m, e Anna Rogowska, que tem 4,83 m na carreira.