A vitória de ontem sobre a Sérvia garantiu a classificação antecipada da seleção brasileira feminina de vôlei para as quartas-de-final em Pequim 2008. Mas o técnico José Roberto Guimarães ainda não está satisfeito: ele quer assegurar o primeiro lugar do grupo B nas duas últimas partidas pela primeira fase, amanhã à 1h (de Brasília), contra o Cazaquistão; e no domingo às 3h30 (de Brasília), diante da Itália. “Classificar foi bom, mas temos que buscar o primeiro lugar”.
Consciente de que uma vitória sobre a Sérvia por um placar tão contundente (3 a 0, com parciais de 25/15, 15/13 e 25/23) não é normal, o treinador considerou o saque o principal responsável pelo resultado obtido pela equipe. “Sacamos muito bem e elas ficaram sem saída”, disse.
José Roberto explicou que um bom saque não é apenas aquele que propicia o ponto direto. “Estamos executando um saque tático, que permite uma defesa mais fácil e, conseqüentemente, o contra-ataque”, comentou o treinador, acrescentando que o time também marcou muito bem as jogadas do adversário.
Sobre o favoritismo do Brasil, José Roberto prefere não dar importância a esse tipo de comentário. “Já vi esse filme antes. O Brasil passou por isso outras vezes. Portanto, acabou o jogo deleto tudo. E acho que as meninas estão fazendo a mesma coisa também”, finalizou.
O Brasil lidera o Grupo B, com três vitórias em três jogos, empatado com a Itália. Em seguida, aparecem Sérvia, Rússia, Cazaquistão e Argélia. Os quatro melhores garantem vaga nas quartas-de-final.