O vôlei feminino foi o grande destaque do Brasil no domingo, na Olimpíada de Pequim 2008. Na quadra, a seleção derrotou a Itália pelo placar de 3 a 0 (25/16, 25/22 e 25/17), em 1h19, pela última rodada da fase inicial. Com a vitória, o Brasil garantiu a primeira colocação do grupo sem perder nenhum set nessa fase. Agora, enfrentará o Japão pelas quartas-de-final, na terça-feira.

Na praia, Talita e Renata venceram as australianas Cook e Barnett por 2 a 0 e estão nas semifinais. Agora, enfrentarão as americanas Walsh e May, amanhã às 9 horas. “As americanas não perderam esse ano. Está na hora de perderem”, comentou Renata.

May e Walsh eliminaram no sábado, nas quartas-de-final, a outra dupla brasileira na competição: Larissa e Ana Paula.  Talita lembra que a responsabilidade da vitória é de Walsh e May, atuais campeães olímpicas. “Vamos entrar para fazer o nosso melhor, fazer o nosso trabalho”, avisou. Renata e Talita chegaram a brincar que as atenções estavam mais voltadas para Larissa e Ana Paula. “A gente conversava que era bom deixar a gente quietinha que a gente ia chegar lá”, contou Renata.

Quadras — Ao longo da Olimpíada, a líbero Fabi tem se mostrado cada vez mais importante para o grupo. “A Fabi tem ajudado bastante. Acho que esta é a competição em que ela tem brincado menos, está muito focada. É um ponto de equilíbrio desse grupo”, disse o técnico Zé Roberto Guimarães. Sobre o próximo adversário, foi cauteloso. “O Japão tem surpreendido. É a primeira vez que vejo o time japonês com menos combinações de jogada e mais velocidade”, analisou.