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Empresas podem participar do projeto Woman Company Partner

17 agosto, 2017 às 15:13  |  por Rafaela Salomon

As inscrições para as empresas participarem da segunda edição de entrega do Selo Woman Company Partner, promovida pela BPW Curitiba, encerram-se neste domingo, 20 de agosto. Segundo a presidente da BPW Curitiba, Alison Mazza Lubascher, o selo é outorgado pela entidade às empresas que valorizam o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico feminino, em razão de contratarem fornecedores com participação feminina no capital social. O evento acontece no dia 31 de agosto, às 8h30, no auditório Caio Amaral Gruber, do Centro de Eventos do Sistema Fiep. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria@bpwcuritiba.com.br

 

4 coisas para aprender com o modelo Disney de gestão

16 agosto, 2017 às 13:49  |  por Rafaela Salomon

“Eu gosto do impossível porque lá não existe concorrência.” A clássica frase de Walt Disney diz um pouco sobre o modelo de gestão que a empresa desenvolveu e perpetuou. Para buscar o “impossível”, o visionário empresário americano criou processos internos que têm um único foco: valorizar a experiência do cliente. E se sua empresa não é do ramo do entretenimento? Há o que aprender com a Disney? Especialista em educação corporativa e treinamentos vivenciais, a consultoria Sunrise tem certeza que sim.

“Na Disney, tudo é feito para não só encantar o público, mas fazê-lo voltar e propagar de forma positiva a experiência vivida. Todas as empresas, independentemente do setor, têm esse mesmo desafio, não é verdade?”, avalia a sócia da Sunrise, Andrea Medina. “Para chegar lá, a Disney criou um modelo de gestão que pode ser resumido em quatro pilares: cultura organizacional, pessoas, atendimento e lideranças, que estão todos intimamente conectados”, complementa a outra sócia da consultoria, Silvia Vidovix.

Para as duas especialistas, quatro pontos críticos relacionados aos pilares no modelo de gestão da Disney ajudam a explicar o sucesso da empresa, que, mais do que clientes, tem verdadeiros advogados da marca.

  • Funcionários muito bem treinados: preparados para dar 100% de atenção aos clientes, os funcionários formam, como em um show, um “elenco”. Sabem distinguir o trabalho no palco e nos bastidores, com consciência de que o trabalho em equipe é o caminho mais curto para entregar o resultado.
  • Atenção de todos aos pequenos detalhes: para a Disney, cada micro detalhe faz diferença para a experiência do cliente. O segredo aqui é se colocar no lugar do público para entender seus anseios e compor cada elemento do negócio.
  • Líderes engajados: são preparados para conduzir bem suas equipes. Como bons contadores de histórias, sabem apoiar e dar o direcionamento correto a todos os subordinados, administrando mudanças com confiança e respeito.
  • Processos eficientes de comunicação com o cliente: para que o encantamento da experiência do cliente ocorra de maneira orgânica, a análise das ações e seus resultados ocorrem permanentemente. Corrigir falhas e aprimorar os acertos são mantras internos, que permitem a empresa sempre recomeçar com eficiência.

    Sobre a Sunrise: especializada em educação corporativa e treinamentos vivenciais, a Sunrise tem 15 anos de experiência no mercado e grandes marcas em seu portfólio de clientes, como Oracle, L’Oréal, Nestlé, Accor, Carrefour, Claro e Volkswagen, entre outros. Com suas capacitações, possibilita às empresas driblar os desafios do mundo corporativo, transformando pessoas, melhorando desempenhos e maximizando o que sua equipe tem de melhor.

- Postado Rafa Salomon

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Julho tem alta de 2,58% no fluxo de visitantes a shopping centers. Região Sul obteve maior destaque

11 agosto, 2017 às 16:35  |  por Maximilian Santos

O movimento de pessoas nos shopping centers cresceu 2,58% em julho de 2017, na comparação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC). O levantamento é realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo, em que Marcelo Tavares (foto) é CEO.

Na comparação regional, o Sul obteve maior destaque, com incremento de 9,75%, seguido pela região Sudeste, com aumento de 1,66%, e pelo Nordeste, com 1,36%. No acumulado do ano, foi registrado um crescimento de 0,51%, número que acompanha a tendência do primeiro semestre, que fechou em alta pela primeira vez com índice positivo. A única baixa, considerada natural, fica por conta do comparativo com o mês de junho de 2017, impulsionado pelo Dia dos Namorados, com queda de 1,28%.

Crédito da foto: Agência Folha.
Editado por Maximilian Santos

PAIFILHOBLOG

Psicóloga explica como a relação entre pais e filhos no mercado de trabalho pode ser profissional e saudável

10 agosto, 2017 às 19:05  |  por Maximilian Santos

Com um mercado de trabalho escasso, os brasileiros têm buscado diferentes oportunidades para se manterem empregados. Milhares de pessoas têm sofrido com demissões enquanto outras milhares buscam uma oportunidade com o primeiro emprego. Por isso, muitas vezes é preciso se adaptar a situações inusitadas e é aí que surgem diversas histórias interessantes, como pais e filhos trabalhando lado a lado.

Para a Coordenadora do curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário, Graciela Sanjutá Soares Faria, o estabelecimento de uma comunicação assertiva desde o ambiente familiar até o contexto organizacional é fundamental. “Quanto mais pais e filhos estiverem avançados no processo de autoconhecimento, reconhecerem seus limites e saberem de suas forças no ambiente profissional, mais fácil vai ser lidar e reconhecer os próprios erros, o que é fundamental”, comenta.

Reconhecido como um dos maiores empregadores do Brasil, o McDonald´s dá oportunidades para jovens em busca do primeiro emprego e para pessoas mais velhas, que desejam se recolocar no mercado. Exemplo disso é a história do Pedro Correia Soares e o filho Elivelton Correia Soares, Técnicos de Manutenção de restaurantes McDonald’s em Curitiba. Elivelton começou a trabalhar na rede como atendente, em dezembro de 2009, quando ainda tinha 16 anos, mesmo sem a aprovação total do pai. “Ele queria trabalhar e ganhar o próprio dinheiro, mas eu queria que ele apenas estudasse”, conta Pedro. Mas com o histórico de ser um bom filho, Elivelton convenceu o pai que o trabalho não afetaria os estudos e ainda conseguiu que ele o acompanhasse em sua primeira e bem-sucedida entrevista.

Ainda em 2009, Pedro, que trabalhava há 20 anos como metalúrgico na área de indústrias, acabou sendo demitido e passou a fazer trabalhos temporários. Enquanto isso, Elivelton crescia no McDonald´s, conquistando prêmios e promoções até se tornar Técnico de Manutenção. Além disso, começou a estudar Mecatrônica com uma bolsa concedida pela empresa. Em 2013, surgiu uma nova vaga para a área e Eliveton não teve dúvida: indicou seu pai para o cargo. “Estávamos precisando de alguém com experiência e de confiança, e não conseguia pensar em ninguém melhor que meu pai”, conta orgulhoso.

Pedro foi aprovado na entrevista e há cinco anos pai e filho são companheiros de serviço! Embora trabalhem em restaurantes diferentes, sempre estão em contato tirando dúvidas e ajudando um ao outro. “No começo eu ligava muito pra ele e aprendi demais com o meu menino. Confesso que tenho que agradecer todos os dias pelos filhos que tenho”, conta  Pedro, que já virou o “paizão” dos colegas de trabalho nas setes unidades McDonald’s administradas pelo franqueado Márcio Moreira, em Curitiba. “Ele chegou adotando todo mundo e já é bem mais conhecido que eu”, brinca Márcio.

O bom relacionamento profissional entre Pedro e Elivelton é um exemplo de como diferentes gerações podem somar forças caso trabalhem unidas e abertas ao diálogo. Os objetivos de cada um podem ser distintos, e geralmente são devido às gerações diferentes, e isso precisa ser compreendido e aceito. “Na relação de trabalho, o pai não deve ser visto como uma figura de autoridade, em uma relação vertical. Se for assim, corre-se o risco de gerar ainda mais discórdia. Já sobre o aspecto favorável pode ocorrer, caso haja compreensão e autoconhecimento de cada parte, permitindo o aprimoramento e o desejo de estar um com o outro”, finaliza a psicóloga.

Pai & Filho

Veja algumas dicas da psicóloga para pais e filhos que trabalham na mesma empresa:

  • Investimento no desenvolvimento de pessoas que permita uma melhor comunicação, flexibilidade e compreensão sobre o ambiente e quem está nele inserido;
  • Políticas de recursos humanos que deixem explícitos quais são as relações de interdependência entre os colaboradores e, em situações de divergência, quais serão os mecanismos de solução;
  • Incentivo de acordo de convivência no qual pais e filhos devem saber os limites de cada um, assessorados pela organização;
  • Tendência de mediação de conflitos: um profissional para entender, intermediar e prever os conflitos;
  • Ter um líder direcionador de relações. Isso inclui pai, filho ou qualquer outra pessoa. Quem irá representar a organização no dia a dia é o líder, por isso ele necessita perceber as particularidades sobre o relacionamento de seus colaboradores e prever situações que podem surgir e demandam a atenção dele.

 

Editado por Maximilian Santos
Crédito da foto: Divulgação.

 

Ana Flavia Bello Rodrigues

Gerenciamento de crise nas redes sociais exige monitoramento e planejamento

8 agosto, 2017 às 13:39  |  por Maximilian Santos

O antigo ditado “Falem mal, mas falem de mim” não tem espaço nas reses sociais. Um comentário negativo e compartilhamentos podem iniciar crises capazes de abalar a imagem e a reputação de marcas e empresas. Hoje, se tem alguém falando mal de seu produto ou da sua empresa nas redes sociais, fique de olho, conheça a opinião da outra pessoa e interaja rapidamente. Mas não faça isso de qualquer maneira, pois uma reação sem planejamento pode potencializar os estragos da crise.

Os conselhos são da consultora Ana Flavia Bello Rodrigues (foto), executiva sênior de Comunicação e Marketing e sócia da IMCR Com, que nos dias 08, 10 e 15 de agosto dará um treinamento sobre “Gerenciamento de Crises em Redes Sociais”, na Redhook School.

Com 25 anos de experiência em Comunicação Social e atuação prática na coordenação nacional de Crisis Management de Coca-Cola FEMSA, Ana Flavia vai ensinar processos de gerenciamento de crises e apresentar métodos para prevenir potenciais crises. O treinamento também vai orientar sobre a elaboração de planos de contingência para situações de risco, incluindo planos de comunicação offline e online. Por meio de análise de casos e de um simulado prático, os participantes também vão aprender o que fazer e o que não fazer em diferentes situações de crise.

“É um treinamento muito objetivo e prático. As redes sociais potencializam uma crise de forma muito rápida e as empresas precisam estar preparadas para agir e reagir na mesma velocidade, de maneira assertiva”.

Por isso, Ana Flavia diz que monitoramento e planejamento são os dois principais pilares para assegurar a manutenção da reputação de imagem corporativa e de marcas nas redes sociais. Segundo ela, a monitoria de conteúdo é a base para se identificar e conhecer o que se comenta nas redes. Já o planejamento é fundamental para uma comunicação com conteúdo adequado, nos canais apropriados e no timing necessário. “Sem esse conjunto de ações qualquer reação pode ser desastrosa”, alerta.

O treinamento será ministrado nos dias 8, 10 e 15 de agosto, das 19h30 às 22h, na Redhook School (Rua Fernando Amaro, 154 – Alto da XV – Curitiba/PR).

 

Crédito da foto: Divulgação.

Rodrigo Schvabe, gestor de marketing

Digitimes ensina a melhorar o posicionamento de websites no Google

28 julho, 2017 às 17:24  |  por Rafaela Salomon

A 21ª edição do DigiTimes, evento que apresenta estratégias e conceitos para marketing digital, ocorre na próxima segunda-feira (31), às 19h20, no Opera Coworking. O workshop, que é voltado para empresários e interessados em marketing, apresentará soluções e estratégias para melhorar o posicionamento no Google e alavancar websites.

Estar nas primeiras posições de pesquisa do Google é fundamental para uma empresa. O Inbound Marketing, conhecido como método de atração de cliente, é uma técninca que faz com o que o cliente procure a empresa, e não o contrário.
Essa e mais outras estratégias serão abordadas na nova edição do Digitimes, que contará com a presença do produtor de multimídia, Alessandro Silveira – web developer da Mercado Binário e especialista em HTml/CSS/PHP com foco em otimização SEO e posicionamento orgânico para buscadores. Segundo o organizador e especialista da área, Rodrigo Schvabe, o Digitimes é perfeito para quem quer dominar o Marketing Digital, independente da área de atuação da empresa e também é uma ótima oportunidade para fazer novos contatos.
Para participar, basta inscrever-se no site.

Mais informações pelo telefone (41) 3503-8880 ou pelo e-mail atendimento@mercadobinario.com.br ou pela página do evento no Facebook.


Sobre os palestrantes:

Rodrigo Schvabe – Gestor de Marketing e Sócio da Mercado Binário, Rodrigo Schvabe é especialista em marketing digital, certificado pelo Google com experiência nacional e internacional na divulgação e criação de campanhas focadas no aumento de vendas.

Alessandro Silveira  Formado em produção multimídia pela OPET; web developer da Mercado Binário especializado em WordPress (HTml/CSS/PHP) e focado em otimização SEO e posicionamento orgânico para buscadores.

 Serviço:
21º DigiTimes
Data: 31/07/2017 (segunda-feira)
Horário: 19h20
Local:  Opera Coworking – Av. João Gualberto 1881, 3º andar
Preço: Gratuito
Inscrição: Pelo site.
Informações: (41) 3503-8880, ou pelo e-mail atendimento@mercadobinario.com.br

 

Prêmios 2017 Luiz Oliveira  Diretor -  Wagner Oliveira  Diretor -Rodaika Diel Diretora - Rodrigo Castilhos  Designer da Marca - Paulo Schneider  Gestor Comercial - Rafael Teixeira  Exportação

Coca-Cola Shoes é eleita a melhor licenciada da Coca-Cola no mundo

19 julho, 2017 às 17:12  |  por Rafaela Salomon

As empresas gaúchas Sugar Shoes e Neorubber foram eleitas pela The Coca-Cola Company Melhor Licenciado Mundial da marca pela terceira vez desde 2012 e também pelo segundo ano consecutivo. O evento de premiação foi realizado na sede da companhia, em Atlanta (EUA). Além do principal prêmio mundial, a Coca-Cola Shoes também foi reconhecida como o Melhor Licenciado da América Latina 2016. As empresas são licenciadas da Coca-Cola desde 2010.

Coca-Cola Shoes produz calçados para o Brasil, América Latina e Europa. São produzidos cerca de 33 mil pares/dia, divididos entre tênis – fabricados nas unidades de Picada Café (RS) e Senador Pompeu (CE) – e sandálias – na divisão Neorubber, com plantas em Capela de Santana (RS) e Solonópole (CE). Produzindo para marcas próprias e licenciadas, a empresa gera cerca de 1.900 empregos diretos, além de mais 1.000 postos de trabalho em empresas terceirizadas.

O evento em Atlanta aconteceu no dia 10 de julho e contou com mais de 100 licenciados, representando alguns dos principais fabricantes de produtos da marca Coca-Cola em todo o mundo. Pela Sugar Shoes e Neorubber, estiveram presentes os diretores Luiz Oliveira, Rodaika Diel e Wagner Oliveira, acompanhados de Paulo Schneider, Gestor Comercial da Marca, Rafael Teixeira, Gerente de Exportação, e Rodrigo Castilhos, designer da marca. “Estas conquistas evidenciam o empenho de um trabalho construído por uma equipe extremamente qualificada que valoriza a gestão de negócio com objetivo em resultados positivos para a marca”, diz o gestor comercial Paulo Schneider. Ele salienta ainda que estas premiações trazem uma satisfação diferenciada, pois “ em oito anos, em menos de uma década, pegar uma marca de refrigerantes e transformá-la em uma das principais marcas de calçados do Brasil é um sucesso que poucos podem comemorar. Somente aliando atenção, dedicação e muito amor para conseguir uma vitória desta expressão”, diz ele. Isto também “reflete a confiança que recebemos dos lojistas, pois hoje contamos com 3 mil pontos de venda somente no Brasil”, acrescenta Schneider.

Desde 2010, as empresas já conquistaram premiações relevantes dentro The Coca-Cola Company como Prêmio de Sustentabilidade, em 2011, Melhor Licenciado do Mundo 2012, Melhor Licenciado da América Latina em 2015, Melhor Ativação no Varejo em 2015 e também o Melhor Licenciado do Mundo em 2015.

CRESCIMENTO – Em um cenário econômico ainda instável, a Coca-Cola Shoes segue sua trajetória de crescimento. Com presença de destaque nas principais vitrines de calçados do país, a projeção é de crescimento no faturamento neste exercício. A estimativa é de que o aumento chegue a 20%. “Os produtos da marca têm tido uma ótima aceitação no mercado brasileiro, e queremos consolidar essa posição para seguir crescendo”, completa Paulo Schneider.

Em junho, R$ 345 bilhões foram registrados em movimentação de cargas no Brasil

19 julho, 2017 às 15:17  |  por Rafaela Salomon

Segundo a AT&M Tecnologia, líder no processo de averbação eletrônica de transporte de cargas no país e responsável pelo registro e movimentação de quase 20 mil empresas do segmento, registrou no mês de junho R$ 345 bilhões em movimentação de transporte de cargas no país. Deste montante, R$ 253 bilhões em cargas foram registrados para efeito de seguros, incluindo o seguro de responsabilidade civil obrigatório, conforme resolução 247 do órgão federal SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Em junho de 2016, foram registrados R$ 271 milhões em movimentação de transporte de cargas, sendo que 186 milhões foram averbados com seguro. Ao mesmo tempo, que as movimentações de cargas apresentam dados positivos, os roubos e furtos também atingem todo o país. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), de 2011 a 2016, o número de roubos de carga registrados no Brasil subiu 86%, passando de 22 mil casos por ano. Em 2016, os prejuízos com o roubo de cargas chegaram ao valor recorde de mais de R$ 1,4 bilhão, quase o dobro dos R$ 761 milhões registrados em 2011.

O sócio diretor da AT&M, Flademir Lausino de Almeida, explica que quando uma transportadora emite o documento de Conhecimento de Transporte (CT-e), isso fica registrado no sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado. Ao mesmo tempo, para que a carga fique devidamente coberta pelo seguro, de forma online e automática, o emitente desse documento disponibiliza informações do conhecimento de transporte para o sistema de averbação eletrônica que checa o tipo de carga e consiste as informações básicas desse documento com o registro eletrônico da apólice (tipo de seguro trajeto da carga e valores). Tudo isso é checado em frações de segundos, para que, caso ocorra algum acidente, a carga esteja devidamente assegurada e a transportadora possa receber o “prêmio” da seguradora e não ter prejuízos. Por isso, que é importante que todas as cargas sejam averbadas, e nos casos de roubo ou perda, o segurado não tem prejuízo.

SOBRE A AT&M (ww2.atmtec.com.br) - A AT&M foi criada em 1996, pelos sócios Vagner Toledo e Flademir Lausino de Almeida. Nesse mesmo ano, foi criada a averbação eletrônica. Há muitos anos, o processo de averbação das cargas no Brasil era feito manualmente. “As pessoas faziam o cálculo das cargas para o seguro, separando por origem e destino e enviavam cópias e conhecimento de transporte das guias de transportes para as seguradoras calcular o valor dos prêmios dos seguros. “Como um profissional de tecnologia, identifiquei uma grande necessidade do setor e tive a ideia de informatizar esse processo. “Por meio da tecnologia EDI, criei uma base para o processo de averbação eletrônica no país, de forma inédita”, explica Flademir Lausino de Almeida.

Por mês, a AT&M controla mais de 80 milhões de documentos de seguros e possibilita a troca de informações entre transportadoras, corretores, embarcadores e companhias de seguro. É especializada na tecnologia EDI (Electronic Data Interchange) com forte atuação em sistemas e serviços de averbação eletrônica para o transporte de cargas. A empresa também atende todos os segmentos da economia para a troca de informações de forma eletrônica e segura, entre fornecedores, clientes, parceiros, empresas e filiais.

Além disso, a AT&M desenvolve sistemas de TI para os segmentos da indústria, comércio e serviços, e quaisquer outros segmentos de empresas que buscam a tecnologia EDI. Atualmente, são quase 20 mil empresas que utilização soluções AT&M. Os diferenciais da AT&M são a constante evolução para atender o mercado e tipos de ferramentas disponíveis para a realização da averbação eletrônica do transporte de carga, “ As soluções oferecidas pela AT&M são resultados de normas legais regulatórias e mercadológicas que auxiliam para evitar a sonegação na declaração para efeitos de seguros no transporte de carga. Hoje, atende quase a totalidade das companhias de seguros que atuam no segmento de transporte de cargas e quase 800 corretores. Disponibiliza 10 soluções diferentes para atender todo o mercado brasileiro e seus diferentes setores, desde a digitação de dados até a integração de redes de computadores.

A AT&M possui escritórios localizados nas cidades de São Paulo e Indaiatuba (SP) e conta com equipes de outsourcing que presta serviços “in company” para diversas empresas do mercado segurador. É altamente treinada e especializada em soluções, com destaque para um suporte 24 horas com alto grau de personalização no atendimento aos seus usuários e clientes. Além da busca constante de melhores tecnologias e ferramentas para atender com alta disponibilidade seus clientes e usuários, a AT&M também se destaca pela constante customização de suas soluções desenvolvidas de forma exclusiva para cada cliente. Seus serviços e soluções contribuem para a melhoria de todos os processos que envolvem averbação eletrônica.

 

Réveillon 2018 no P12 – Jurerê Internacional

19 julho, 2017 às 14:59  |  por Rafaela Salomon
Que durante o verão em Santa Catarina corre muito dinheiro, isso não é mais nenhuma novidade!! O que está cada vez mais cedo, são as vendas para as programações de verão!! Um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros no Verão, Florianópolis já começa a apresentar a programação de festas para a próxima temporada. O ponto alto desta agenda, sem dúvidas, é a virada do ano nos beach clubs e hotéis de luxo da cidade, e, entre as festas de Réveillon, a Spettacolo do P12, no parador de Jurerê Internacional, é uma das mais procuradas. As pré-vendas, direcionadas aos clientes que já participaram de edições anteriores da festa já começaram. E para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o Réveillon Spettacolo, é possível comprar os convites a partir de hoje,  dia 19, quarta-feira, no site do Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br). Os valores são a partir de R$350 feminino e R$ 650 masculino, e neste ano será possível parcelar a compra. A festa é open bar e open food.
Postado por Rafaela Salomon
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Cia. Beal de Alimentos, dona da Rede Festval, é a nova associada da Italocam

18 julho, 2017 às 19:46  |  por Rafaela Salomon

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná (Italocam) acaba de receber como associada a Cia. Beal de Alimentos, proprietária da Rede Festval e Beal, em Curitiba e Cascavel, respectivamente. A companhia é comandada pelo empresário Carlos Beal e seus quatro irmãos, e tem 42 anos de existência.

Segundo Francesco Pallaro, presidente da Italocam, a integração da Cia. Beal de Alimentos reforça ainda mais os laços econômicos e culturais do empresário paranaense com o país italiano. O grupo possui 12 lojas e duas centrais de distribuição. Em Curitiba, são sete lojas que contam com investimento constante em melhores práticas de gestão de pessoal, qualificação, produtos de qualidade e inovação tecnológica.

A Italocam, associação sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento das relações econômicas e comerciais entre Brasil e Itália, realiza particular ênfase nas iniciativas das empresas, fornecendo assistência e consultoria. A entidade atua também no âmbito universitário e formativo, apoiando todas as formas de intercâmbio entre universidades e outras entidades de formação, pública e privada dos dois países.

Novidade

O Festval está importando o “Panettone Milano”, direto da Itália. A autenticidade da matéria-prima e ingredientes cuidadosamente selecionados finalizam o produto com qualidade ímpar. Os pedidos corporativos ficam disponíveis até o dia 31 de julho, com entrega prevista para dezembro. Informações e venda pelo e-mail paulomarcos@superfestval.com.br.