Hernani Terra

Editora InterSaberes e a Escola de Escrita promovem bate-papo sobre o ensino do gênero textual conto, com o doutor em língua portuguesa Ernani Terra

17 outubro, 2017 às 19:05  |  por Maximilian Santos

A Editora InterSaberes e a Escola de Escrita promovem amanhã (17/10) um bate-papo sobre o ensino do gênero textual conto com o doutor em língua portuguesa Ernani Terra, que possui mais de 30 livros publicados. A mediação fica por conta da diretora da Escola de Escrita, Julie Fank. O evento é aberto ao público e acontece na Livrarias Curitiba do ParkShoppingBarigui, a partir das 19 horas. Na ocasião, será lançado o livro “O conto na sala de aula” (Ed. InterSaberes), obra mais recente de Terra, escrita em parceria com a autora Jessyca Pacheco.

O CONTO NA SALA DE AULA_300DPI

Destinado a professores e futuros professores, o livro explora elementos do discurso literário, como a espacialização, a temporalização e a organização narrativa, a partir do gênero conto. “Dois fatos me levaram a escrever essa obra: a constatação de que os estudantes chegam ao ensino superior com sérias deficiências na leitura, mesmo de textos simples, e os inúmeros pedidos por parte de colegas professores para que produzíssemos um material que pudesse orientar seu trabalho pedagógico e no qual os temas recebessem um tratamento mais prático”, explica Terra. Cada capítulo do livro conta com sugestões de leituras e atividades para a aplicação dos conceitos estudados.

Sobre os autores - Ernani Terra é bacharel em Direito e doutor em Língua Portuguesa. Em seu pós-doutorado, desenvolveu pesquisas sobre o texto literário com fundamento na semiótica de linha francesa. É professor de língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa, leitura e produção de textos. Possui mais de 30 livros publicados.

Jessyca Pacheco é escritora e pesquisadora na área de literatura. É autora, com Ernani Terra, do artigo científico “Espacialização e sentido em Intimidade, de Edla Van Steen: uma análise semiótica”. Seu livro de estreia, “Matéria derradeira”, foi lançado em 2015 pela Editora Córrego.

Sobre a mediadora do bate-papo - Julie Fank é graduada e mestre em Letras e doutoranda em Escrita Criativa. É fundadora e diretora da Escola de Escrita, sediada em Curitiba (PR), e ministra oficinas de escrita criativa e aperfeiçoamento textual e linguístico em todo o Brasil.

Sobre a Editora InterSaberes - A linha editorial da Editora InterSaberes está focada no campo técnico-científico, principalmente nas ciências humanas, exatas e sociais aplicadas. Dessa forma, visamos contribuir com a democratização e a divulgação do conhecimento. Além disso, o sistema dialógico, que é o nosso diferencial, tem colaborado para que a leitura dos nossos materiais seja mais clara e dinâmica.

 

 

Crédito das fotos; Divulgação.

 

 

Debate ajuda a dimensionar impactos da reforma trabalhista nas empresas

29 setembro, 2017 às 14:49  |  por Rafaela Salomon

A nova legislação trabalhista começa a vigorar em 11 de novembro trazendo mais dúvidas do que certezas para empregadores e empregados. Os impactos financeiros e de rotinas administrativas das novidades introduzidas pela reforma ainda não estão bem dimensionados pelos administradores das empresas.

Para aprofundar o debate em torno de questões técnicas relativas à reforma trabalhista – tão ou mais polêmicas e numerosas do que aspectos políticos e sindicais que vêm dominando a discussão há meses –, Prolik Advogados promove o evento “Diálogos sobre a Reforma Trabalhista, aspectos trabalhistas e previdenciários”.

Será no dia 5 de outubro, às 14 h, no espaço Encontro da Amazônia, à Rua Nilo Peçanha, 1870, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. As vagas são limitadas e a participação é gratuita, por isso é preciso inscrever-se pelo telefone (41) 3320-0320 ou pelo e-mail comunicacao@prolik.com.br

Serviço:

Diálogos sobre a Reforma Trabalhista, aspectos trabalhistas e previdenciários

Quando: 5 de outubro

Horário: 14 h, abertura; 16h, encerramento com café e network

Onde: Espaço Encontro da Amazônia, à Rua Nilo Peçanha, 1870, bairro Bom Retiro, em Curitiba.

Inscrições: Gratuitas, mas as vagas são limitadas. Por isso é preciso inscrever-se pelo telefone (41) 3320-0320 ou pelo e-mail comunicacao@prolik.com.br.

Paranaguá Rosa

Ocorre em Paranaguá o evento “Gestões Cor-de-Rosa Choque”, que evidencia o empoderamento feminino

22 setembro, 2017 às 16:18  |  por Maximilian Santos

Parlamentar que tem defendido de forma aguerrida os direitos das mulheres na Câmara Federal, principalmente no que se refere à Reforma da Previdência, a deputada Christiane Yared –PR, defende que, com as atuais políticas públicas de igualdade de gênero, poderá levar 170 anos para alcançar a equidade social e econômica entre mulheres e homens no Brasil. Por conta desta sua avaliação, feita em um pronunciamento durante a apresentação do relatório do “Fórum Econômico Mundial”, Yared realizará no dia 29 de setembro, em Paranaguá, um evento regional de Empoderamento Feminino.

Com o tema “Gestões Cor-de-Rosa Choque – Empoderamento feminino para dar um choque de gestão na política brasileira”, o encontro fará uma avaliação da participação feminina e a importância de investir no potencial da mulher na sociedade. O evento também faz uma analogia ao Outubro Rosa, mês em que é feita a orientação de combate ao câncer de mama.

YARED
Com experiência na realização de grandes eventos, como o Troféu Imprensa de Paranaguá, além de outros para a iniciativa privada, a área de Live Marketing e Eventos do Jornal dos Bairros Litoral, dirigido pela empresária Jéssica Ketyscia Fernandes, proprietária do Jornal dos Bairros Litoral, é quem promove o encontro. “Mais que um novo desafio profissional, realizar um evento que reconhece o potencial da mulher nos mais diversos segmentos é um honra e um privilégio que a Deputada Yared nos presenteia. Esperamos justificar esta confiança e atender a expectativa das homenageadas e das mulheres presentes”, explica a empresária.

Realizado pelo PR Mulher, que é presidido pela deputada Christiane Yared, o evento é suprapartidário e homenageará 22 mulheres por realizarem importante serviço nas esferas municipal, estadual e federal. “22 é o número de nossa sigla e também será a quantidade de homenagens que faremos para as mulheres da região. Gostaríamos de homenagear todas, pois a mulher é o elo vital do alicerce da família e sociedade”, justificou Yared.

O encontro reúne lideranças políticas, estadual e nacional, que falarão sobre o empoderamento feminino, que tem por finalidade plantar a semente da gestão, tanto executiva e legislativa, em tantas mulheres que já fazem sua parte, mesmo desprovidas de mandatos eletivos, por meio de suas empresas, associações e comunidades.

O evento acontecerá durante um jantar na próxima sexta-feira (29), às 20 horas, no Restaurante Danúbio Azul e contará além da deputada Christiane Yared, com o presidente estadual do PR, o deputado federal Fernando Giacobo, o presidente nacional do PR, o ex-ministro dos transportes, Antônio Carlos Rodrigues e a vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Deusdina dos Reis Pereira, assim como da deputada estadual Maria Victoria (PP), que estará entre as 22 homenageadas. Também existe a expectativa da presença da vice-governadora Cida Borghetti (PP).

 

Confira a lista de mulheres homenageadas no evento:

1 – Destaque na área da Educação – Selma Camargo MeiraNúcleo Regional de Educação.
2 – Destaque na área Política Educacional da Juventude – Brenda Letícia Souza da SilvaIFPR.
3 – Destaque na área da Comunicação – Diana Túlio – Jornalista (TVCI).
4 – Destaque na área Pública Social – Rutinha Figueiredo.
5 – Destaque na área Médica – Dra. Valéria FernandesSamu.
6 – Destaque na área Sindical – Andrea Elias de Paula – SISMMAP.
7 – Destaque na área Ambiental – Marlene MartinsParanaguá Ambiental.
8 – Destaque na área de Responsabilidade no Trânsito – Maria GarciaGuarda Municipal.
9 – Destaque na área Política – Maria Victoria BarrosDeputada.
10 – Destaque na área da hotelaria e Turismo – Nabiha Youssef El Assal
11 – Destaque na área publicitária – Nancyara LimaDMN Comunicação.
12 – Destaque na área de Ação Social – Fabiana Parro e Luciana PicançoInstituto Peito Aberto
13 – Destaque empreendedor em Gestão de Negócios – Deusdina dos Reis PereiraCEF.
14 – Destaque na área de Responsabilidade Social e Meio Ambiente – Mônica BorgesEscotismo.
15 – Destaque na área da Liderança Comunitária – Mirian Alaferdoglou.
16 – Destaque na área cultural – Beni Moura.
17 – Destaque na área Social e Meio Ambiente – Sueli Ferreira dos Santos – 1ª Regional de Saúde.
18 – Destaque na área do Atendimento no Comércio – Ana Paula Lopes Caetano.
19 – Destaque na área de Assistência Social – Elza Fachinello D`Agostini.
20 – Destaque na área da Gastronomia e Turismo – Norma FreitasCasa do Barreado.
21 – Destaque na área de Mulher Empreendedora – Olga Turchetti da Costa Leite.
22 – Destaque na área Portuária – Dulci Eccel.

 

Publicado por Maximilian Santos.
Credito da foto: Divulgação.

 

Está aberta a votação do Prêmio Equilibrista Financeiro 2017

18 setembro, 2017 às 17:56  |  por Rafaela Salomon

Já está aberta a votação para eleger o Equilibrista Financeiro 2017, maior premiação da área no estado, promovida pelo Instituto Brasileiro de Finanças – IBEF PR. Cinco executivos de finanças de grandes empresas do Paraná concorrem ao troféu:  Aldair Siliprandi Machado,  da Lugano Participações S/A (Grupo Lugano); André Luís São Pedro Leal, da Ibema Companhia Brasileira de Papel Cartão; Eduardo Luiz Taques de Negreiros, da Unimed Curitiba; Lincon Lopes Ferraz, da Positivo Tecnologia e Marcelo Scandian, da MadeiraMadeira.

Têm direito à escolha todos os associados do IBEF PR, que podem votar até o dia 27 de setembro, pelo site da instituição (www.ibefpr.com.br). O grande vencedor será conhecido no dia 03 de outubro e a entrega do prêmio Equilibrista 2017 acontece no dia 26 de outubro, em jantar no Castelo do Batel, para associados e convidados. A escultura em bronze e pedra, criada pelo artista plástico Osni Branco, representa os desafios da carreira e as habilidades exigidas dos profissionais da área financeira.

Sobre o IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

persuadir um cliente

Dia do Cliente – Cinco formas de se aproximar de clientes na visão de empreendedores

14 setembro, 2017 às 13:03  |  por Maximilian Santos

No próximo dia 15, será comemorado o Dia do Cliente. E cada vez mais essa figura se torna de extrema importância. Entender, conquistar e entregar o que ele deseja não é só necessário como também é o maior desafio de muitos empreendedores.

Apesar de pouco divulgado, o Dia do Cliente serve como uma data de reflexão para muitos jovens empresários e empreendedores, seja os que lidam com o consumidor ou os que têm outras empresas como público-alvo. Listamos abaixo, cinco formas de se aproximar de clientes na visão de empreendedores.

Traga benefício ao cliente
Em tempo de instabilidade econômica, deve-se redobrar a atenção com o relacionamento com o consumidor. Quando se contrata um serviço, a intenção é ter o negócio otimizado e não ter dor de cabeça com isso. “Não basta oferecer uma tecnologia robusta e confiável, é preciso estar ao lado do cliente, oferecendo o suporte adequado e, assim, garantir que ele consiga extrair o máximo da solução adquirida”, explica Luis Carlos dos Anjos, gerente de marketing institucional da Locaweb, empresa líder em serviços de internet no Brasil. “Acompanhá-lo nessa jornada é fundamental para o desenvolvimento do negócio dele”, complementa.

Entregue algo diferente
Em momentos desafiadores, não adianta somente entregar o básico. É preciso ser diferente, ir além e mostrar criatividade. Colocar o cliente no centro, priorizando o atendimento, é fundamental, avalia Leonardo Santos, cofundador e CEO da Semantix, startup especializada em soluções de Big Data. “Compreender as demandas do cliente e entendê-lo como prioridade deve ser a maior preocupação em entregar valor tangível ligado à necessidade de negócio”, afirma. “Neste momento é importante não só ter empatia para fortalecer a parceria, mas também andar junto com ele, promovendo sinergias e valores fortes para o negócio dele”, complementa o especialista.

Tenha uma relação humana com o cliente
Ter empatia e uma relação mais próxima com o cliente é fundamental para entender as suas necessidades. Por isso, é importante sempre manter essa postura durante todas as etapas do relacionamento, avalia Inon Neves, vice-presidente para América Latina da Access, empresa especializada em gestão documental. ” Trate o seu cliente da mesma forma que gostaria de ser tratado. Negócios são feitos entre pessoas, não entre empresas”, afirma o executivo. “É importante estar presente na hora que o problema surgir, pois é nesse momento que somos verdadeiramente avaliados”, complementa.

Adapte-se ao cliente
Entender o cliente e entregar algo que realmente o faça sentir que vale a pena o que está sendo contratado é cada vez mais necessário em momentos de crise. Por isso, não meça esforço e se adaptar ao seu público, afirma Agustín Durán, sócio-diretor da Nimbi, empresa especializada em tecnologia de gestão de compras para a cadeia de suprimentos. “Adapte-se para entender o novo momento dos clientes e ofereça soluções em formatos em sintonia com a atual situação”, avalia o executivo. “Antecipe problemas e entre em contato de forma ativa com os clientes. Isso traz bastante confiança e satisfação, e possibilita retenção maior”, complementa.

Leve vantagem competitiva
Em momentos de crise, as prioridades passam a ser revistas e cortes de investimentos, constantemente ocorrem. Por isso é necessário estar antenado com o mercado e conhecer os desafios enfrentados pelo seu público, avalia Lauro Freire, sócio-diretor da BgmRodotec, empresa especializada em sistemas de gestão para transportadoras. “Vivemos um contexto onde o investimento diminuiu e a cobrança por trazer resultados aumentou. Por isso, além de entender o momento em que os clientes estão, precisamos entender os concorrentes deles e saber exatamente o que estão fazendo em estratégias de marketing de relacionamento, para gerar uma vantagem competitiva”, avalia.

 

Editado por Maximilian Santos.
Crédito da foto: Divulgação.

Lena Vivi - Analista Comercial da Rede Massa2

Analista comercial da Rede Massa | SBT é ganhadora do Prêmio Best Mídia

31 agosto, 2017 às 18:05  |  por Rafaela Salomon

Na última terça-feira (29), ocorreu a cerimônia de premiação do Bem Mídia, que tem o objetivo reconhecer os melhores trabalhos de mídia e os profissionais que se destacaram durante o ano.

A analista comercial da Rede Massa | SBT, Lena Vivi (foto), ganhou o troféu na categoria “OPEC do Ano”, avaliada por comissões julgadoras formadas por profissionais reconhecidos do mercado publicitário paranaense, ligados a agências, veículos e empresas anunciantes.

Em 2015, Lena foi a campeã de votos e, em 2017, foi ganhadora novamente. “Toda a equipe da Rede Massa | SBT ficou muito feliz com o prêmio recebido pela Lena em 2015. O fato de ela ser novamente vencedora, mostra sua seriedade e o nosso compromisso em atender bem nossos clientes e agências”, afirma Ney Emilio Braga Alves, Diretor Comercial da Rede Massa.

Sobre a Rede Massa | SBT – A Rede Massa é afiliada ao SBT e o segundo maior veículo de comunicação do Paraná, atingindo mensalmente cerca de 6 milhões de telespectadores únicos. É a principal produtora de conteúdo regional do estado, com cerca de 600 horas mensais de programação local, produzidas totalmente em HD em suas 5 emissoras: a TV Iguaçu, com sede em Curitiba; a TV Tibagi, em Maringá e Apucarana; a TV Cidade, em Londrina; a TV Naipi, em Foz do Iguaçu e a mais nova emissora do estado, a TV Guará, em Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A Rede Massa é a única emissora que cobre 100% dos 399 municípios do estado.

Projeto A+

Alunos do Ensino Médio participam de projeto de liderança

31 agosto, 2017 às 17:59  |  por Rafaela Salomon

Autoconhecimento, liderança e empreendedorismo dão o tom do projeto A+, desenvolvido com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, da Rede Adventista de Educação. Centrado na formação de líderes, com uma metodologia única, o A+ provê conhecimentos e estratégias para o desenvolvimento e aprimoramento da performance de Líderes, formando ‘gestores’ diferenciados por meio do aumento de desempenho pessoal e conscientização de seu papel de liderança (que impacta na vida das pessoas ao seu redor, e também no crescimento de futuros empreendimentos).  No projeto, os estudantes aprendem como viabilizar uma empresa, definir um produto, funções, calcular custos e lucros. O SENAC é parceiro do A+.

Neste domingo (3), durante o 2º Seminário Insignare, os participantes do projeto terão um estande para apresentar o conhecimento adquirido ao longo do ano e também comercializar os produtos produzidos por eles. O 2º Seminário Insignare irá reunir centenas de estudantes e professores da Educação Infantil ao Ensino Médio da Rede Adventista de Educação que irão apresentar inúmeras atividades e trabalhos ligados ao projeto ‘Terra Nova, Terra Nossa’, o qual focalizou a pesquisa, a reflexão e os estudos sobre a Terra a partir de quatro eixos de pesquisa – arqueologia, paleontologia, meio ambiente e geociência – que envolveram e resultaram em várias ações pedagógicas. O objetivo foi despertar nos alunos o gosto pela ciência, o espírito investigativo e a sensibilidade artística, bem como a consciência ambiental, a partir do tema proposto para estudo. Na foto: Alunos durante projeto A+ no Colégio Adventista do Boqueirão

Crédito: Divulgação

Serviço:

2º Seminário Insignare

Data: 03 de setembro – Domingo

Horário: Das 9h às 12h30

Local: Colégio Adventista do Portão - Rua Frei Gaspar da Madre de Deus, 707

 

Marcelo Nóbrega

OPINIÃO S/A – Igualdade feminina nas empresas

28 agosto, 2017 às 13:35  |  por Maximilian Santos

Por Marcelo Nobrega

O tema ‘empoderamento feminino’ está por toda parte: nas notícias, na timeline do Facebook, na conversa de elevador e, como não poderia deixar de ser, no mundo corporativo. Esse microcosmo da sociedade tem que espelhar as mudanças que acontecem fora das paredes das empresas. Por cultura, algumas resistem ao novo; outras, pelo mesmo motivo, abraçam o seu tempo e navegam com ele. E há quem lidera essas mudanças.

Reconhecidamente uma marca democrática, o McDonald’s é protagonista em ditar transformações. Ao longo de quase 40 anos de história no Brasil, a empresa tem se esmerado em ser atual. Muitas vezes não é fácil, mas a resposta é sempre motivo de orgulho.

Segundo o último relatório de Resultados de Impacto Social e Ambiental na América Latina e no Caribe da companhia, 57% do nosso quadro de funcionários é formado por mulheres. Nos restaurantes da rede, elas são maioria nos cargos de gerência: 53%. Embora o gênero obviamente não seja o balizador de qualquer ação de meritocracia, ainda é importante ressaltar esses números – até que isso não seja mais necessário.

Prezando pela igualdade, mas respeitando as diferenças, criamos condições para que essas mulheres permaneçam conosco quando, por exemplo, tomam a decisão de se tornarem mães. Neste caso, nosso Projeto Gestante prevê acompanhamento da funcionária por uma equipe médica durante toda a gestação, absorve os custos das despesas médicas com consultas e exames e, nos restaurantes, cuida para que a gestante exerça atividades sem risco para o bebê.

Também temos o programa Aperte o Play, focado em planos de desenvolvimento nas áreas de empreendedorismo, planejamento de carreira e financeiro, e cursos de Gastronomia e Tecnologia da Informação.

Por meio de programas abrangentes ou com atitudes simples, nosso objetivo como gestores de pessoas é proporcionar um ambiente onde todos sejam respeitados. Nesse Dia Internacional da Igualdade Feminina aproveitamos para falar sobre as mulheres, mas não deixaremos de nos debruçar sobre qualquer tema que contribua para um ambiente de trabalho caracterizado pela diversidade e inclusão.

*Marcelo Nóbrega é Diretor de Recursos Humanos da Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que administra a marca McDonald’s na América Latina

Business man with checkboxes

Curitiba recebe encontro internacional sobre educação executiva responsável

22 agosto, 2017 às 16:51  |  por Maximilian Santos

Nos dias 11 e 12 de setembro, o ISAE – Escola de Negócios vai sediar o 6º Encontro Regional do PRME – LAC, na cidade de Curitiba (PR). O objetivo do evento é trazer uma discussão a respeito das contribuições das escolas de negócios latino-americanas para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Organização das Nações Unidas no ano de 2015.

O evento é fruto de uma força-tarefa composta por 60 reitores internacionais que criou, em 2006, os Princípios para Educação Executiva Responsável da ONU – PRME.  Esse conjunto de normas estabelecem a base para a plataforma global de ensino em gestão responsável. Com o objetivo de traduzir os princípios para as diferentes realidades dos países, o PRME conta com chapters regionais que auxiliam ainda na disseminação da iniciativa, entre eles o Latin America and the Caribbean (LAC) Chapter, lançado em 2013.

Durante o Encontro Regional do PRME – LAC, que acontece pela primeira vez no Brasil, serão realizadas diversas ações especiais, entre elas palestras e mesas redondas com grandes nomes da educação responsável no Brasil e no exterior: Jonas Haertle (Diretor do PRME/ONU), Adriana Caldana (Professora na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto / USP), Carlo Pereira (Secretário Executivo do Pacto Global da ONU), Christian Hauser (Professor de Economia Empresarial e Gestão Internacional do Instituto Suíço de Empreendedorismo (SIFE) e da Universidade de Ciências Aplicadas – HTW Chur),Consuelo Garcia-de-la-Torre (Professora da EGADE Business School, de Monterrey – México), Gustavo A. Yepes López (Diretor de Gestão e Responsabilidade Social da Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Externado da Colômbia), Maurizio Zollo (Coordenador da Rede Global de Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional – GOLDEN for Sustainability e professor da Boconi University – Itália) e Norman Paula Arruda Filho (Presidente do ISAE – Escola de Negócios).

Editado por Maximilian Santos.
Crédito da foto: Divulgação.

IMG_66_Entrega selo primeira edicao_foto_Ale_Maya

Empresas podem participar do projeto Woman Company Partner

17 agosto, 2017 às 15:13  |  por Rafaela Salomon

As inscrições para as empresas participarem da segunda edição de entrega do Selo Woman Company Partner, promovida pela BPW Curitiba, encerram-se neste domingo, 20 de agosto. Segundo a presidente da BPW Curitiba, Alison Mazza Lubascher, o selo é outorgado pela entidade às empresas que valorizam o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico feminino, em razão de contratarem fornecedores com participação feminina no capital social. O evento acontece no dia 31 de agosto, às 8h30, no auditório Caio Amaral Gruber, do Centro de Eventos do Sistema Fiep. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria@bpwcuritiba.com.br