A OLX,  maior plataforma de compra e venda online de veículos do Brasil, realizou um levantamento com seus usuários e apontou o perfil e preferências de consumidores de automóveis do estado do Paraná. Segundo o estudo, 76% dos respondentes paranaenses pretendem adquirir um veículo nos próximos meses. Em relação às finalidades, 41% dos respondentes querem comprar um carro para ir ao trabalho, seguido de uso para passeio (36%) e viajar (16%).

“O mercado de veículos usados e seminovos segue aquecido, com consumidores interessados em oportunidades para diferentes perfis de uso, além de uma jornada mais simples. Aqui na OLX, enquanto líderes do setor, acompanhamos de forma próxima as tendências e acreditamos na importância de compartilhar dados para ampliar a discussão de melhorias, transformações e tendências”, destaca Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX. 

“Neste ano, observamos ainda uma retomada na produtividade e melhora dos níveis de estoque dos veículos novos. De acordo com dados da Anfavea, a produção automotiva cresceu 46% em agosto, em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é que essa tendência se reflita no consumo e vendas de carros usados no  próximo período”, analisa o executivo.

A pesquisa da OLX sobre a preferência do consumidor considerou até 710 usuários que acessaram a categoria de Autos na plataforma em setembro. 

A maioria dos entrevistados está trabalhando no momento (90%) e cerca de 61% trabalham em período integral. A maior concentração de respondentes já possuiu quatro carros ou mais (41%), seguido de quem teve um carro (25%) e de quem já possuiu dois ou três carros (16%). Já 18% dos participantes do estudo da OLX estão buscando adquirir o primeiro automóvel. Quanto ao perfil de renda familiar mensal, há predominância entre dois e três salários mínimos (30%), quatro a cinco (24%) e 10 salários ou mais (19%). 

A média de idade é 45 e 54 anos (26,5%), seguida da faixa de 35 a 44 (26%) e 25 a 34 (22%). Quanto ao gênero, 85% se identificam com o sexo masculino, 12% o feminino e 2% preferem não informar. A maior parte dos usuários que pesquisa por carros na OLX afirma ser casada (67%), contra 21% de solteiros.