Desde o lançamento em agosto, os vinhos portugueses Putos, assinados pelos humoristas Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal, vêm conquistando os apreciadores da bebida Brasil afora. Em aproximadamente três meses, a linha já vendeu 41 mil garrafas entre tinto, branco e rosé.

O número foi revelado pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora, empresas responsáveis por trazer os rótulos ao Brasil, durante o evento de lançamento oficial, que foi realizado na última quarta-feira (26) no Comedy Club, em Curitiba.

A festa, com mais de 200 convidados e transmitida ao vivo pelo YouTube, onde já foi vista por mais de 11 mil pessoas (clique aqui para assistir), contou com a presença dos três comediantes que entretiveram o público com piadas e anedotas sobre o processo de criação dos vinhos.

O curitibano Diogo Portugal teve a ideia de lançar a linha de vinhos, enquanto Danilo Gentili criou a arte do rótulo e Oscar Filho inventou o nome. A palavra “Putos”, em Portugal, significa garotos e o lacre vermelho é uma referência ao grupo Stand Up Raiz, formado pelo trio. O projeto saiu do papel graças as importadoras Porto a Porto e Casa Flora, que formularam as estratégias comerciais e de marketing para viabilizar a iniciativa.

“Pensei que o rótulo tinha que ser semelhante ao de um vinho de grande prestígio para contrastar com o nome divertido e os nossos rostos”, diz Danilo Gentili, autor das caricaturas. “É o equilíbrio entre o sério na forma e o divertido na essência”, completa o humorista.

Fernando C. de Oliveira, Oscar Filho, Adilson Carvalhal JR., Diogo Portugal, Danilo Gentilli, Camila Podolak  e Pedro C. de Oliveira

O slogan, “Nós nunca fomos sem graça. Você que bebeu pouco vinho.”, revela o objetivo do projeto que é o de deselitizar a bebida no pós-pandemia, quando se busca a reaproximação entre as pessoas. Humor, vinho de qualidade e a um preço acessível é uma maneira de comemorar a superação das dificuldades dos últimos anos.

“O vinho é uma bebida milenar, porém não faz parte da cultura do brasileiro. Nosso desafio é mudar isso. Mostrar que o vinho é acessível a todos com um produto que estimula novas formas de consumo: ‘beba vinho como e quando quiser’”, explica Camila Podolak, gerente de marketing da Porto a Porto.

Os rótulos são elaborados no Alentejo, sudeste de Portugal, onde se encontram algumas das vinícolas mais prestigiadas do país. O Putos tinto é macio, frutado e com notas de baunilha. O Putos rosé é fresco, com aromas de frutas vermelhas. O Putos branco tem ótima acidez e é refrescante.

“Em Portugal, ‘putos’ significa garotos e aqui, no Brasil, ‘putos’ é o que nós somos mesmo”, diverte-se Oscar Filho. “Somos conhecidos como os dinossauros do stand up por sermos da primeira geração e termos participado do big bang da linguagem no Brasil, então fica irônico nos chamarmos de meninos. Por isto, pensei neste nome”, completa.

A popularidade dos humoristas fez com que nomes como Maraisa, Rodrigo Faro, Ratinho, Sérgio Mallandro, Dani Calabresa, Fabricio Werdum, Fabio Porchat, Henri Castelli, e até mesmo o cantor internacional Billy Idol, enaltecessem os vinhos nas redes sociais.

Os vinhos são distribuídos para todo o Brasil.

@portoaporto

@casafloraimportadora

@danilogentili

@oscarfilho

@diogoportugal

@putosvinho