Reprodução/Dcfc.co.uk – Kazim no Derby

O Derby County foi rebaixado para a terceira divisão da Inglaterra. O time perdeu por 1 a 0 para o QPR, nessa segunda-feira, e não tem mais como escapar da queda nas três últimas rodadas. O clube foi punido com a perda de 21 pontos por erros administrativos e financeiros. Se não fosse essa punição, a equipe teria somado em campo pontos suficientes para escapar do rebaixamento.

ROONEY
O técnico da equipe é o lendário Wayne Rooney, 36 anos, que até a temporada 2020-21 ainda era o player-manager da equipe (além de técnico, entrava em campo e jogava). A função de player-manager é uma tradição britânica – clique aqui para lembrar de outros 10 nomes históricos dessa dupla função. O mais famoso foi o holandês Ruud Gullit, no comando do Chelsea de 1996 a 1998. Em 2021-22, porém, Rooney apenas foi treinador (manager) do Derby.

KAZIM
O Derby contou com os serviços do centroavante Colin Kazim-Richards, 35 anos, na temporada 2021/22. Ele jogou no Coritiba em 2016. Estava livre no mercado e foi contratado para o Brasileirão daquele ano. Atuou em 25 jogos (4 pela Copa Sul-Americana), marcou 3 gols e participou diretamente de outros 7 (entre assistências, pênaltis sofridos e chutes que provocaram rebotes). No final de 2016, o Coxa vendeu o atacante por valor equivalente a 295 mil euros para o Corinthians.

Na temporada 2021-22, Kazim sofreu duas lesões graves. Ficou 90 dias de fora no primeiro turno por contusão no tendão de Aquiles e, depois, em março, sofreu uma lesão no tornozelo, perdendo o resto da temporada.

O jogador atuou em 23 rodadas (5 como titular), marcou 3 gols e deu 1 assistência. Teve nota média de 6,36 no ranking do WhoScored, ficando em 19º lugar entre os jogadores do Derby.

HISTÓRIA DE KAZIM
Kazim nasceu na Inglaterra, mas defende a seleção da Turquia desde as categorias de base. Pela seleção da Turquia, ele soma 37 partidas, dois gols e quatro assistências. Disputou a Eurocopa de 2008 (atuou em cinco jogos). Outros 18 jogos foram por amistosos, sete por Eliminatórias da Copa e sete por Eliminatórias da Euro. Na maior parte do tempo, foi utilizado como ponta na seleção – atua na direita como na esquerda. Com 1,85 m de altura, jogou também como centroavante em algumas ocasiões.