Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak – Caio Henrique em ação pelo Paraná Clube

O lateral/meia Caio Henrique, 24 anos, marcou um golaço de falta na vitória do Monaco por 2 a 1 sobre o Troyes no Campeonato Francês de 2021/22, no último domingo. Veja o vídeo do gol após o texto.

O jogador atuou no Paraná Clube em 2018, emprestado pelo Atlético de Madri. No Brasileirão 2018, ele disputou 27 partidas (22 como titular). Não marcou gols e fez três assistências. Ele atuou como segundo volante naquela temporada. Em 2019, no Fluminense, virou lateral-esquerdo.

Em 2020, o jogador assinou contrato de cinco temporadas com o Monaco, que pagou 8 milhões de euros (cerca de R$ 52 milhões) ao Atlético de Madrid.

Por Caio Henrique ter ficado um ano no clube, o Paraná recebeu uma parte da transferência, por meio do Mecanismo de Solidariedade. O clube paranaense ficou com cerca de R$ 260 mil. Do valor total, 5% são distribuídos entre os clubes que participaram da formação do jogador (período dos 12 aos 23 anos).

Na atual temporada, Caio Henrique é o titular da lateral-esquerda do Monaco e é o líder em assistências da equipe na Liga Francesa, com seis passes para gols. Disputou 27 jogos e marcou dois gols. Os destaques da equipe são os atacantes Ben Yedder (França) e Volland (Alemanha), o ponta Gelson Martins (Portugal) e os meias Golovin (Rússia) e Fàbregas (Espanha).