Reconhecida pela imprensa especializada como referência em arte contemporânea, é um dos principais eventos de arte do circuito mundial. Em 2018 a Bienal de Curitiba completa 25 anos de história com uma ótima programação, do dia 18 de outubro a 30 de dezembro de 2018. Esse é o grande presente para nossa cidade e a abertura oficial será no dia 18 de outubro, às 19h, no Museu Oscar Niemeyer; a cerimônia é livre para todos os públicos e a entrada é gratuita. A programação completa das exposições pode ser conferida online, nos sites e redes sociais da Bienal de Curitiba.

Diversos espaços culturais da cidade, públicos e privados, estarão participando da programação da Bienal, com intervenções urbanas e exposições em espaços culturais, museus e galerias de arte. Nesta edição, haverá uma intervenção pelos ônibus da Rede Integrada de Transporte Urbano e terminais de ônibus com exibição de obras de videoarte, aproximando a arte do cotidiano dos curitibanos e visitantes da Bienal. Também integra a programação o SABRA – Festival de Arte Brasil x Israel 2018, o Circuito de Ateliês, Circuito de Galerias e o Gallery Night. O Museu de Arte Contemporânea de Cascavel também faz parte da programação.

PROGRAMAÇÃO NO MON- Exposição “Leonardo Kossoy”, “Acordos Tácitos”, performance “Oito Visões”, de H-AL e Curitiba Cia de Dança, exposição “Dragão Floresta Abundante – A Aventura de Christus Nóbrega na China”, Fábrica de Pipas, “Rayuelarte”, de Marta Minujín e Patrícia Pellegrini, “Seranum”, de Eliane Prolik.

PROGRAMAÇÃO NA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ – Durante a Bienal, o público poderá conferir três exposições na Biblioteca Pública do Paraná, com as gravuras feitas pelos principais artistas gráficos, cartunistas e ilustradores do país. Haverá também uma exposição do artista modernista Meyer Filho.

PROGRAMAÇÃO NO HALL DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – exposição das obras dos artistas Emerson Persona e Marcos Bento.

PROGRAMAÇÃO NO ESPAÇO CULTURAL DO CONSULADO DO PARAGUAI – Em junho deste ano foi inaugurada no Espaço Cultural do Consulado do Paraguai, a exposição “Arte do Paraguai Hoje”, uma mostra coletiva reunindo artistas renomados. (Rua Benjamin Lins, 935, Batel) das 18h30 às 21h.

PROGRAMAÇÃO INTERNACIONAL – Além da programação em Curitiba e Cascavel, a Bienal de Curitiba possui mostras na Argentina e no Paraguai. Elas podem ser conferidas no MuseoCaraffa em Córdoba, com obras de André Nacli (AR) e no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil (exposição de Guita Soifer e Lucinda Simas Magalhães), FundaciónTexo, Museodel Barro e o Museo Nacional de Bellas Artes (exposição de Paz Encina) em Assunção (PY).