Sinônimo de inovação, a Skol associa-se à São Clemente para levar aos cariocas uma experiência completa de carnaval. Única escola da Zona Sul do Rio de Janeiro a desfilar no grupo especial do carnaval carioca, a São Clemente, que está completando 50 anos, transformará o sambódromo em 2012 no cenário do maior espetáculo musical já montado no Brasil. Com seu enredo “Uma Aventura Musical na Sapucaí”, que conta a história deste gênero do teatro no país, a agremiação promete transformar a Marquês de Sapucaí na Broadway brasileira, levando para o maior palco e o maior público do planeta a história dos grandes musicais na cena teatral brasileira.
“O Rio de Janeiro possui grande importância para Skol e atrai milhões de pessoas de todo o Brasil, proporcionando muita alegria, festa e curtição entre amigos. Por isso, a Skol se associou à São Clemente para trazer uma experiência totalmente inovadora para o carnaval do Rio” afirma Pedro de Sá Earp, diretor de marketing de Skol.
Um enredo tão rico em um ano tão especial pede uma grande programação e, para a São Clemente e seu público, o carnaval começa para valer já a partir do dia 7 de dezembro, com uma programação que promete movimentar a quadra da escola todos os finais de semana de janeiro a fevereiro.
Em um formato totalmente inovador, a Skol e a São Clemente se unem para fazer em 2012 um carnaval inesquecível. Além de um desfile histórico, essa união dará vida ao Bloco dos Clementianos e ao Baile “Um dia na Broadway”, para encerrar a folia, na quadra da escola. Além disso, em parceria com as principais casas noturnas da noite carioca, a quadra se transformará em um point de curtição no verão do Rio.
O Bloco dos Clementianos promete movimentar as areias do Rio de Janeiro. Para tornar o carnaval ainda mais completo e animado para os cariocas e todos aqueles que vem curtir a folia na cidade, a São Clemente criou o seu bloco, que irá se concentrar (para não sair) no domingo de Carnaval, na praia do Arpoador. Para os foliões ficarem com o repertório na ponta da língua, às quintas de janeiro e fevereiro ocorrerão os ensaios do bloco na quadra, com convidados.
Em outra iniciativa, sempre aos sábados, a partir de janeiro, algumas das principais casas noturnas cariocas, como Melt e Carioca da Gema, vão transformar a quadra da escola em uma verdadeira balada pré-carnavalesca.
E para fechar com chave de ouro o Carnaval, na terça-feira acontece o Baile “Um dia na Broadway”: luxo, alegria e irreverência num grande baile de carnaval na quadra da São Clemente.
O enredo
Primeira escola a desfilar na Marquês de Sapucaí na noite de segunda-feira, a São Clemente promete transformar a avenida em um grande espetáculo musical, colorindo o carnaval com mascarados, dzi-croquetes, gatos e saltimbancos. O ápice da apresentação será o momento em que a Broadway toma conta do espetáculo, lembrando grandes produções como “O Fantasma da Ópera”, “O Mágico de Oz”, “A Noviça Rebelde”, “My Fair Lady”, “Hair”, “A Gaiola das Loucas” e “Um Violinista no Telhado”, entre tantos outros.
O enredo foi criado e desenvolvido por Fábio Ricardo, ex-assistente de Joãozinho Trinta, e apontado pela revista Veja Rio como o “carnavalesco do futuro”. Mas ele não estará sozinho. Entre as novas conquistas da escola está um dos nomes de ponta da cena teatral brasileira: o artista multimídia, cenógrafo e artista plástico Gringo Cardia, que atuará como consultor criativo da escola. A escola vai contar na avenida a história do teatro musical brasileiro, lembrando a chegada do Vaudeville francês, em meados do séc. 19, a influência de nomes como Chiquinha Gonzaga e Arthur Azevedo, os tempos do teatro rebolado na Praça Tiradentes e suas divas, o sucesso das revistas de Walter Pinto e Carlos Machado, a chegada dos musicais da Broadway e o momento atual, quando o gênero vive um período de expansão, com a profissionalização e o reconhecimento internacional.