O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou na sexta-feira (14) a ordem de serviço para o início da pavimentação asfáltica de 13 ruas do Jardim Morumbi, no bairro Estados, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento de R$ 3,8 milhões foi viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas através do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

A obra completa engloba pavimentação asfáltica, serviços de terraplanagem, galerias pluviais, meio-fio, calçadas, sinalização vertical e horizontal, iluminação e serviços de urbanização. As intervenções acontecerão em uma área de 19 mil metros quadrados e devem ser concluídas ainda em 2020.

“Fazenda Rio Grande é um município muito importante para o Estado, um dos que mais cresceram nos últimos anos. Estamos ajudando a levar infraestrutura para os bairros populosos e que não tinham pavimento, calçadas ou galerias pluviais, que contavam com ruas muito precárias”, destacou o governador. “Essa reorganização é muito importante em termos de acessibilidade, mas também pela valorização imobiliária. As pessoas ganham em qualidade de vida e têm seu patrimônio mais valorizado”.

O Jardim Morumbi tem cerca de cinco mil moradores. A ocupação na área começou em meados dos anos 1990 e logo em seguida uma imobiliária regularizou alguns terrenos. Já nos anos 2000 a prefeitura cadastrou todos os moradores e fez a regularização dos imóveis, inclusive com um acordo com a empresa para não retirar os moradores do local.

Quem conhece essa história do primeiro barracão em lona até o anúncio do asfalto é Clélia da Silva Guimarães, 52, que mora nesse local há 28 anos. Ela é uma das pioneiras do Morumbi. A dona de casa é de Paranavaí e personagem desse ciclo de migração interna no Paraná, dos municípios do Norte e Noroeste para a Região Metropolitana de Curitiba. Seus quatro filhos, 16 netos e dois bisnetos nasceram nesse pedaço de terra.

“A gente chegou aqui e era só mato e barro, não tinha casa, morei embaixo de um barraco de lona. Criei meus filhos e meus netos aqui. Aos poucos o bairro foi crescendo, ganhando mais casas, e sempre esperamos pelo asfalto, é um pedido de anos, desde que me mudei”, disse Clélia. Segundo ela, uma das maiores conquistas é o fim das enxurradas dentro das casas. “A minha é uma delas. Quando a obra estiver pronta vou poder dormir tranquila. O asfalto muda tudo, muda a valorização do imóvel, muda o bairro”.

O prefeito Márcio Wozniak explicou que esse investimento é parte de um pacote de R$ 21,3 milhões aportados pelo Estado em pavimentação urbana em Fazenda Rio Grande. “Esses moradores chegaram aqui há 25 ou 30 anos e finalmente terão pavimentação. Era uma área sem estrutura alguma. Trouxemos posto de saúde, o asfalto da Rua Curitiba que dá acesso ao bairro, uma escola municipal com ginásio reformado e agora essas pavimentações que completam a revitalização do Jardim Morumbi”, afirmou.

Ele também disse que esse novo capítulo encerra o estigma de bairro periférico. “Dona Clélia é uma dessas histórias de busca por oportunidade. Fazenda Rio Grande é um berço dos paranaenses, recebemos muitas pessoas de outras cidades e elas são bem-vindas. No passado fizemos um grande mutirão para identificar os moradores e agora, com a pavimentação, encerramos aquelas notícias de violência e de falta de acesso. Hoje é um bairro alegre”, acrescentou o prefeito.

Jairo Pereira dos Santos, 49, pintor de carros, mora no Jardim Morumbi desde 2001. Ele disse que o asfalto novo é “motivo para uma festa”. “O povo aqui pedia bastante esse asfalto. Era um poeirão. Tivemos um reforço na segurança nos últimos anos e agora os nossos imóveis serão ainda mais valorizados. É uma felicidade, merece uma festa para comemorar”, comentou.