Na noite de quarta-feira (15), o Sebrae/PR e o Ecossistema de Inovação Conecta Pinhais realizaram o 1º Encontro Aberto Conecta Pinhais na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo foi reunir empreendedores, estudantes e entusiastas para discutir temas relevantes e compartilhar experiências. Nesta edição, o tema foi Inovação Aberta em Pinhais e contou com a presença de cerca de 60 pessoas.

Durante o evento, aconteceu o lançamento do programa Acelera Pinhais, iniciativa destinada a fomentar o surgimento de mais startups inovadoras na cidade. O programa é uma realização do Sebrae/PR, Conecta Pinhais, da Incubadora do Instituto Federal do Paraná (IFPR Pinhais) e da Outbox FAPI. Até 20 ideias de negócios inovadores serão apoiadas em uma jornada de quatro semanas de mentorias e workshops intensivos.

Álvaro Rogério Cantieri, professor do Instituto Federal do Paraná, deu detalhes do Acelera Pinhas. Ele disse que o programa visa ajudar empresas iniciantes a maturarem a ideia de negócio para que possam se estruturar rapidamente, abordando as dificuldades que elas enfrentam, como falta de conhecimento de negócios, de questões técnicas e de financiamento.

“O programa proporciona um período de pré-incubação de quatro semanas, onde essas empresas podem amadurecer suas ideias, desenvolver planos de negócio e de viabilidade financeira. Após essa fase, as empresas podem ser selecionadas por incubadoras locais”, completou.

De acordo com o professor, a pré-seleção será realizada com base no interesse e nas ideias inovadoras das empresas. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/6BtdwMd7Cd

A gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Michele Riquetti Tesser, afirmou que o encontro fortalece a Governança que participa ativamente no desenvolvimento da inovação, reunindo empresários, instituições de ensino e pesquisa, o poder público e instituições de apoio e fomento à pequena empresa em torno de um tema crucial para o crescimento econômico e tecnológico do município e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Público atento acompanha o lançamento do programa Acelera Pinhais durante o 1º Encontro Aberto Conecta Pinhais, realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“A inovação aberta amplia as possibilidades de negócios para empresas que compreendem que soluções podem surgir de fontes externas, por meio da cooperação e troca de informações. E, historicamente, Pinhais concentra ativos relevantes para a inovação”, relembrou Michele.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Ricardo Pinheiro, destacou que, em uma cidade em franco crescimento como Pinhais, a realização de eventos de inovação valoriza as startups e os atores do ecossistema de inovação, como o Conecta Pinhais, que recebeu prêmios em outras cidades. A prefeita de Pinhais, Rosa Maria participou do encontro.

De acordo com Ricardo, Pinhais é reconhecida na Região Metropolitana de Curitiba por ter um sistema bem desenvolvido de apoio às startups.

“A prefeitura, em parceria com o Sebrae, tem trabalhado para incentivar a abertura de novas empresas e impulsionar as startups existentes. O mapeamento da cidade e a valorização do empresariado local foram passos importantes para criar um ambiente favorável à inovação”, disse o secretário.

A jornada Link
Os empresários que participaram do 1º Encontro Aberto Conecta Pinhais também tiveram a oportunidade de conhecer o Link de Curitiba, uma jornada de inovação aberta que conecta grandes empresas localizadas na capital e na RMC com startups, pequenos negócios e instituições de ensino. O objetivo é solucionar problemas apresentados por essas organizações e, como consequência, desenvolver todo o ecossistema de inovação.

“O Link permite que pequenas empresas e startups se conectem com grandes indústrias para resolver problemas identificados por essas empresas, através de um ‘pitch invertido’, onde as indústrias apresentam suas necessidades e as pequenas empresas e startups oferecem soluções”, completou Michelle.

O ponto alto do evento foi o painel “Inovação Aberta em Pinhais”, com a participação das empresárias Ana Heemann, da Heide Extratos Vegetais, Miusly Ferreira, da Qualinova Suplementos Nutricionais. Elas compartilharam suas experiências e discutiram as tendências e desafios da inovação aberta no contexto local.