Na manhã de quinta-feira, 19, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, recebeu vereadores de Curitiba, Dalton Borba, Herivelto Oliveira e Rodrigo Reis, que estiveram na Cidade Mãe do Paraná para conhecer o programa Tarifa Zero.
“Tivemos uma manhã produtiva em que pudemos mostrar o que fizemos a mais de dois anos, com a implantação do Tarifa Zero. Somos referência no Brasil com este programa, desta vez foi a capital, Curitiba, que veio conhecer nossa operação”, disse o prefeito Marcelo Roque.
Na ocasião as autoridades, que fazem parte da Comissão Especial de Transporte da Capital, debateram sobre a implantação e detalhes do Tarifa Zero em Paranaguá.
“Paranaguá é a maior cidade do Estado com Tarifa Zero. Estamos visitando para verificar o funcionamento. É um dinheiro que gera economia aos cidadãos e aumenta a renda no comércio local. Curitiba tem caraterísticas diferentes, mas acredito que seja plenamente viável a implantação”, comentou o vereador Herivelto Oliveira.
Para o vereador Rodrigo Reis, o que chama a atenção no Tarifa Zero é o aumento de renda no comércio local, diminuição de acidentes de transito e a vontade política.
“Não tenho dúvidas que podemos implantar em Curitiba. O que me surpreendeu aqui em Paranaguá foi a vontade política e a coragem de fazer este programa que atinge toda a população. O comércio central do município melhorou, houve diminuição de acidentes. Precisamos ter essa vontade em Curitiba para que a Capital tenha Tarifa Zero no transporte público”, afirmou.
“Esse é um projeto que é exemplo para o Brasil inteiro. Estamos aqui para conhecer a expertise e podermos levar a Curitiba. Esse programa vai de encontro com a Constituição Federal, que trata sobre mobilidade urbana. Tratando-se de um direito fundamental do cidadão o desenvolvimento vem junto”, ressaltou o vereador Dalton Borba.
Os vereadores de Paranaguá Jean Domingues e Ezequias Rederd estiveram presentes, junto com assessores das autoridades curitibanas e o Coordenador de Assuntos Trabalhistas e Sindicais, Walter Cezar, da Secretaria de Estado do Trabalho.
Tarifa Zero
Prestes a completar dois anos de funcionamento, o programa Tarifa Zero apresenta números que comprovam sua efetividade e importância para a população.
Desde o lançamento, em março de 2022, são mais 12 milhões de passagens (giros de catraca), para um total acumulado de aproximadamente seis milhões de passageiros, o que gerou uma economia superior a 45 milhões para os cidadãos parnanguaras. Além disso houve aumento de 30% na movimentação do comércio local e 40% de redução em acidentes de trânsito.
A operação é calculada por quilômetro rodado, em média custa 2 milhões de reais por mês. Ao logo do Tarifa Zero são 36 milhões e reais investidos, o que comprova a sua eficiência com a economia gerada para os parnanguaras.
“Este programa só tem pontos positivos para Paranaguá com um incremento no comércio local, diminuição de acidentes e aumento do número de passageiros, colaborando com as questões ambientais. Muitos representantes de outras cidades e Estados vem conhecer o nosso modelo e gestão do Tarifa Zero”, finalizou Christianara Rosa, secretária de Serviços Urbanos.